domingo, 26 de junho de 2016

NEM GETTY NEM GULBENKIAN


Comecei por almoçar no pouco memorável restaurante da Fundação Ricardo Brennand, no Recife. Difícil ser imparcial ao passear pelas entranhas do improvável castelo de tijolos da Várzea. Nada contra um material também usado na sublime catedral de Albi e em palácios britânicos. 

Mas a impressão ao sair desta empreitada é que Dom Ricardo perdera a oportunidade de criar algo realmente excepcional. Certo, alguns conjuntos são de alto valor museológico, como o acervo iconográfico da sala dita dos globos, os Franz Post – precisando de boa limpeza - e os deslumbrantes vidros de Charles Schneider escolhidos com infinita sensibilidade por Janete Costa. A paisagem é magnífica, com sua alameda de altas palmeiras e suas lagoas. 

O conjunto, porém, mais parece depósito de antiquário/decorador que museu. Faltam-lhe conceito, critérios. Peças admiráveis entulhadas, afogadas por reproduções escusáveis. Quem deve ter se encantado com as encomendas foram com certeza os ateliês de reprodução dos arredores de Florença. Haja David, Vênus de Milo e outros clichês da estatuária ocidental! Tudo muito branco, lavado a Omo. 

Como se não bastasse, uma falta tremenda de informações, sem contar os erros. Santo Antônio em vez de São Domingos de Guzmão. Criselefantinas, provavelmente de Chapirus, relegadas sem qualquer referência. Dos Gobelins somente um de grande qualidade, e uma constrangedora apresentação de figuras de cera, motivo da suposta eleição popular do museu como o melhor da América Latina. 

É fazer pouco do Museo del Oro de Bogotá ou do Antropológico de México. Estamos aqui mais perto de Disneyland que da Wallace Collection. Sem sair de Recife e sem hesitação, fico com a casa de Gilberto Freyre e o Museu do Homem do Nordeste.

Resta o fato que no Pernambuco ainda existe mecenato, enquanto aqui, na Bahia, o último mecenas faleceu em 1949. Chamava-se Carlos Costa Pinto. Hoje, os eventuais postulantes ou fazem marketing rasteiro ou estão presos.  



Um comentário:

Related Posts with Thumbnails