domingo, 26 de junho de 2016

SHIRLEY TEMPLE

Shirley Temple Black (Santa Mônica23 de abril de 1928 — Woodside10 de fevereiro de 2014[1] [2] ) foi umaatrizdançarinacantora e diplomata norte-americana. Já com mais de quarenta anos de idade, concorreu a cargos políticos, sem sucesso. Em 1974, foi nomeada pelo presidente Gerald Ford embaixadora dos Estados Unidos na extinta Checoslováquia, posto que ocupou até 1976. De 1989 a 1992 foi embaixadora no Gananomeada por George H. W. Bush.[3]
Uma das estrelas mais importantes de Hollywood, Shirley estrelou filmes como A Pequena Princesa e A Pequena Órfã. Ao longo da carreira fez 43 longas metragens. Ela morreu de causas naturais.



Bill Bojangles Robinson nasceu em 25 de Maio de 1878, em Richmond, Virgínia.
Em 1898 foi para Nova Iorque tentar a vida de bailarino, mas só aos 31 anos seu trabalho foi reconhecido e então contratado pela produção do show Blackbirds, onde apresentava um número em que subia e descia uma escada sapateando. Mais tarde esse seria o marco de sua carreira.
Ele foi o primeiro negro a conseguir um papel principal na Broadway. Em 1935 foi para Hollywood e inaugurou a entrada de um casal na história do cinema, Bill “Bojangles” e Shirley Temple, de apenas 6 anos de idade.
As leis da época não permitiam que um negro dançasse com um branco (a não ser que fosse criança) e por isso “Bojangles” não pode estar nas telas com mais niguém.
Parecia que o racismo no cinema estava chegando ao fim, mas a realidade era outra, quando Eleonor Powell foi cogitada a dançar ao seu lado, esse projeto foi barrado pelas leis da época que não permitiam que um negro contracenasse com uma mulher branca.
Morreu em 1949, foi enterrado com muitas glórias.
Dia 25 de maio, data do seu aniversário, é comemorado o Dia Internacional do Sapateado, data oficializada pelo congresso dos Estados Unidos, para que assim “Bojangles” fosse uma referência para os sapateadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails