sábado, 20 de fevereiro de 2016

MAS O AEROPORTO DE SALVADOR...

Osvaldo Campos Magalhães*



Cidade com enorme potencial turístico, com características culturais e naturais únicas no Brasil, Salvador vem sofrendo com a deficiência e precariedade de dois de seus mais importantes equipamentos de apoio ao turismo.

Tendo movimentado em 2015, 9.1 milhões de passageiros entre embarques e desembarques nacionais e internacionais, oaeroporto internacional de Salvador, ao longo dos três últimos anos, foi o que apresentou o pior desempenho nas pesquisas realizadas pela Secretaria de Aviação Civil.   

Apesar do enorme potencial de atratividade para o setor privado, o aeroporto de Salvador, inexplicavelmente, não foi incluído nas duas primeiras rodadas de concessões de aeroportos do Brasil. 

Enquanto os principais aeroportos do Brasil receberam vultosos investimentos na ampliação de suas infraestruturas físicas e modernização e melhoria da gestão, resultado da participação de parceiros internacionais com comprovada experiência e sucesso na gestão da infraestrutura aeroportuária, o aeroporto de Salvador permaneceu subordinado à caótica gestão da Infraero.

A Infraero nos últimos 20 anos sofreu com a forte ingerência política e a partidarização de sua gestão. Se esta ingerência política beneficiou Recife, onde um moderno terminal aeroportuário foi construído, graças a influência de um presidente pernambucano da Infraero, por outro lado, prejudicou imensamente Salvador, que acaba de perder para Fortaleza e Recife a concentração de voos no Nordeste das duas maiores empresas de transportes aéreos, a TAM e a GOL.

A mesma ingerência política que descaracterizou a outrora eficiente Infraero, também vem prejudicando imensamente a gestão do turismo na Bahia. Tanto a Bahiatursa como a Secretaria Estadual de Turismo vem sendo geridas por políticos sem qualquer experiência anterior com o setor, o que vem comprometendo esta importante atividade econômica. 

*Engenheiro e Mestre em Administração. 
Membro do Conselho de Infraestrutura da FIEB

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