sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

ISTO É CIDADANIA!

PARQUE MARINHO DA BARRA


Quando começamos as ações do FUNDO DA FOLIA, em 2009, não imaginávamos ir além da limpeza do fundo do mar na Barra e a conscientização das pessoas, contudo, com o amadurecimento do grupo, passamos a almejar um legado concreto e permanente para a cidade.

Coleta

Daí que há pouco mais três anos pensamos em transformar uma pequena área na entrada da Baía de Todos os Santos, entre o Farol da Barra e o Forte Santa Maria, numa unidade de conservação natural. Assim surgiu a ideia do PARQUE MARINHO DA BARRA.
O objetivo é preservar o ambiente marinho, destacar a importância dos sítios arqueológicos submersos, agregar valor aos patrimônios históricos do entorno e fomentar atividades ligadas ao turismo ecológico, pesquisas científicas, diversão em contato com a natureza e educação ambiental.
Aerea
Algumas regrinhas simples como o controle da pesca, transito de embarcações motorizadas e atividades que causem impactos negativos ao lugar deverão ser implementadas. Não haverá mudanças em relação ao acesso da população para o lazer nas praias, mergulho de contemplação, Surf, SUP, barcos a vela, natação e outras atividades não impactantes.
Um dos resultados esperados é o repovoamento da área por espécies de peixes que deixaram de existir ou estão cada vez mais raros na região. Como um berçário natural protegido, haverá o aumento destas populações inclusive para fora dos limites do parque.
Tal mecanismo, conhecido por “transbordamento”, representará ganhos para as atividades de contemplação e o turismo subaquático dentro do parque, e fora, para a pesca que há muito sofre com a escassez de peixes decorrente de ações predatórias.
Peixes
Não há dúvidas que este pedacinho incrível da Baia de Todos os Santos possui todos os requisitos para o projeto.
Seus patrimônios históricos abrigam entre si um belíssimo ecossistema marinho de relevante valor ambiental. Seus três naufrágios, totalmente acessíveis à visitação pública, repousam silenciosamente naquelas águas cristalinas a espera de melhor aproveitamento cultural e científico. Aquela borda singular da Baia de Todos os Santos possui ainda o charme de um dos bairros de maior visibilidade e beleza cênica de Salvador.

PMBPoligonal

Eis que o PARQUE MARINHO DA BARRA servirá à proteção deste riquíssimo acervo patrimonial incentivando seu uso com sustentabilidade. É levar um olhar diferente para o local promovendo desenvolvimento com responsabilidade. Os benefícios sociais, culturais e ambientais são inquestionáveis.
Em 2014 a ideia tomou forma. O assunto do PARQUE MARINHO DA BARRA virou tema de pesquisa no curso de Oceanografia da UFBA, e o Professor Francisco Barros merece ser lembrado pela sensibilidade à causa. A conclusão do estudo serviu de base para a elaboração do projeto que temos apresentado junto com a AMABARA (Associação de Moradores e Amigos da Barra) às pessoas, órgãos públicos e instituições privadas de interesse direto no assunto.
Ao longo de 2015 contatamos o TAMAR, IPHAN, SPU, MP/BA, Yachty Clube da Bahia, 2º Distrito Naval, Secretaria Municipal da Cidade Sustentável, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Vereador Paulo Câmara, Deputado Eduardo Salles, algumas operadoras de mergulho, pescadores, biólogos, oceanógrafos, urbanistas, entre outros. A empolgação foi geral!
MelhorVamos esquentar a ideia. As crianças apoiam!
Atualmente o projeto está na Secretaria de Cultura e Turismo de Salvadoor. Em julho do ano passado fomos muito bem acolhidos por lá e resolvemos encerrar provisoriamente nossa peregrinação institucional. 
De lá pra cá, temos poucas notícias…
OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor isso acho prudente “esquentar” as vibrações em torno do projeto para não deixar o tempo afastá-lo muito das nossas pretensões. Sugiro promover reuniões com pessoas de interesse direto, realizar ações práticas e passar a chamar o lugar de PARQUE MARINHO DA BARRA para avançar com a ideia sem ficar na dependência exclusiva do poder público.
Do FUNDO DA FOLIA podem esperar a dedicação apaixonada de sempre, pois o conformismo nunca foi o nosso forte. Precisamos estar em movimento para manter a chama do ativismo voluntário do grupo sempre em alta e este tema nos instiga!
LixoFF
É bom lembrar que vamos precisar de uma equipe tecnicamente preparada para, oportunamente, sugerirmos como opção à gestão do parque. Não seria prudente deixar este encargo somente ás indicações políticas. Aliás, também por isso, acho possível fazer o projeto ir acontecendo antes mesmo de sua “efetiva” criação. Para nós ele já existe e temos buscado a conscientizar as pessoas para o seu devido aproveitamento através das nossas humildes ações.
Esta é a situação, e o intento deste pequeno resumo é dar maior publicidade a este nobre desafio. Precisamos juntar gente, boas energias e grandes ideias para conseguir realizar algo que ficará como um eterno presente às futuras gerações.
Afinal de contas, o PARQUE MARINHO DA BARRA é uma ideia positivamente admirável sobre todos os aspectos e com evidentes benefícios à educação da nossa gente. Um projeto abençoado por Todos os Santos desta linda Baía cheia de encantos, muitos deles pedindo socorro silenciosamente no fundo do mar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails