domingo, 22 de novembro de 2015

ÁFRICA FASCINANTE

No vilarejo de Tiébélé, localizado no país africano de Burkina Faso, os moradores têm o costume de dar um ar artístico às suas casas.


Tiébélé possui aproximadamente 1,2 hectares e é o lar dos Kassena, um dos grupos étnicos mais antigos da região, que se estabeleceram no território de Burkina Faso no século 15. Tiébélé é conhecida pela incrível arquitetura tradicional Gourounsi e as elaboradas paredes decoradas de suas casas

Casas-pintadas-aldeia-Tiebele

A decoração das paredes é realizada pelas mulheres do povoado e é uma prática que data do século 16. Elas se juntam para reforçar o exterior das casas e aproveitam para criar os desenhos. A “tinta” é obtida pela mistura de barro e pedras esmagadas de diferentes colorações.
Os habitantes constroem suas casas com terra, madeira e palha. As paredes têm a grossura de um pé (cerca de 30 cm) e as casas são desenhadas sem janelas, com exceção de uma pequena abertura ou duas para permitir que entre luz suficiente. Os tetos estão guarnecidos por escadas de madeira e as portas dianteiras são de tamanhos variados.
Os desenhos também servem para proteger as paredes; a decoração é feita geralmente justo antes da temporada de chuvas e protege às paredes da umidade.
Algumas das construções decoradas não são casas, mas sim mausoléus construídos para sepultar os mortos.

Tiebele
É um lugar muito difícil de se visitar pois o povo Kassena deseja permanecer isolado de influências externas e preservar seus próprios edifícios e tradições. Eles acreditam que a modernidade é uma ameaça à sua cultura e, por isso, preferem evitar visitantes. É preciso um longo processo de negociações para ser admitido na aldeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails