sexta-feira, 13 de novembro de 2015

SERÁ A PESSOA CERTA?




Mal saiu um administrador que administrava mal nossa memória, entra um engenheiro - por motivos que nada têm a ver com cultura – a ocupar a presidencial poltrona do IPHAN na sórdida ladeira do Berquô. Nada de pre-conceito. Podemos até ter uma boa surpresa. 

Resultado de imagem para FOTO EDIFICIO LA VUE SALVADORMas cá entre nós, saberá ele recusar as tentações do mercado imobiliário e as verdes seduções das grandes empreiteiras? Não será hipnotizado por uma mansão com iluminação hollywoodiana em condomínio de luxo? Terá suficiente competência, permeada de sensibilidade, para impedir agressões como, por exemplo, o abominável edifício La Vue que em breve acabará com o feitiço do Porto da Barra? Saberá da importância das pedras portuguesas que tanto contribuíram a lusitanidade da primeira capital do Brasil? Ousará negar os dez milhões de reais para o salão de festas do homofóbico padre da Igreja da Conceição da Praia? Afinal, se é importante investir na preservação dos monumentos que pontuam nossa história, não seria esta obra, como o arcebispado da Praça da Sé, do único domínio da igreja católica? 

Você acha certo, amigo leitor, este gasto enquanto o estado deve 15 milhões ao hospital da Irma Dulce? Ou, para ficar no mesmo contexto, que o pátio do convento de São Francisco está a desmoronar, perdendo um tão rico quanto raro patrimônio de azulejos barrocos? Onde está o dinheiro do Banco do Vaticano? Afinal, este fechou 2014 com um lucro confessado – sem falar dos desvios - de uns 70 milhões de euros! ...

Que o competente baiano ministro da Cultura Juca Ferreira tenha sido atropelado na nomeação do engenheiro, não deixou dúvida na boataria dos corredores do poder. Porque não foi indicado um arquiteto ou um historiador? O IPHAN é hoje uma velha senhora, nem sempre tão digna, que precisa de muita, muita cirurgia estética, ética e estrutural.   


Assim vão nossa cultura e nossa memória, levianamente consideradas pelos governantes como descartáveis enfeites de carnaval. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails