sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O ZELIG MARROQUINO

Zelligezillij ou zellij (em árabeالزليج‎) é um tipo de mosaico cerâmico, constituído por uma ladrilho de terracota com pequenas placas esmaltadas coladas em gesso e dispostas de forma geométrica.[1] É característico da arquitetura marroquina, onde é usado como ornamento de paredes, tetos, fontes, pavimentos, lagos, mesas, etc.


A arte do zellige floresceu no período hispano-mourisco (azulejo) de Marrocos, tendo surgido em Marrocos no século Xapresentando nuances de branco e castanho. A arte permaneceu muito limitada em uso até que a dinastia merínida lhe deu importância, cerca do século XIV. As cores azuis, vermelha, verde e amarela foram introduzidas no século XVII. Os antigos esmaltes com cores naturais foram usadas até ao início do século XX e até aí as cores não devem ter evoluído muito desde os merínidas. As cidades de Fez e Marraquexe continuam a ser o centro da arte do zellige.
Os patronos da arte usaram o zellige para decorar as suas casas como sinal de luxo e sofisticações. Tipicamente, o zellige é uma série de motivos usando motivos geométricos coloridos. Esta forma de expressão surgiu da necessidade dos artistas islâmicos de criar decorações espaciais evitando a representação de seres vivos, que é proibida pela lei islâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails