terça-feira, 27 de outubro de 2015

LAMPEÃO, O REI DO CANGAÇO

Imagens realizadas entre 1936 e 1937 , por Benjamin Abrahão Botto-,(um libanês que durante muito tempo morou em Juazeiro do Norte e trabalhou como secretário de Padre Cícero) -com o apoio de Adhemar Bezerra de Albuquerque. 

Editado em 1937, o filme causou grande expectativa nacional e internacional, mas foi apreendido pelo órgão de censura do Governo Getúlio Vargas e ficou esquecido nos porões da ditadura.


Em 1955, parte dele foi recuperada por Alexandre Wulfes e reeditadapor Alghiu, que incluiu uma narração e lançou o filme " Lampeão(o rei do Cangaço), com 10 minutos de duração, exibido nos cinemas com grande sucesso.

Em 2007, a Cinemateca Brasileira, com o patrocínio da Petrobras, restaurou, fotoquimicamente, a versão reeditada por Al Ghiu.


Esta edição, feita, especialmente, para o livro !Iconografia do Cangaço", da Editora Terceiro Nome, é uma remontagem de Ricardo Albuquerque , realizada a partir do material restaurado em 2007 pela Cinemateca Brasileira , acrescida de 4 minutos inéditos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails