segunda-feira, 22 de junho de 2015

EU APOIO

COBRANÇA 
POR ESTACIONAMENTO 
                                               EM SHOPPING
VALCI BARRETO

É muito relativa a afirmação de que consciência de problemas muda o mundo, muda comportamento. O que sei que muda mesmo é a dor, física, moral, econômica. Sobretudo esta.
Sobram ações de militâncias políticas para todas as causas e sub causas. Mas as militância não encontra respaldo em seguimentos sociais somente por conta do discurso.
Há uma forte militância contra o consumo desenfreado, contra o desperdício, que apoio e que , na minha medida ,pratico.
Há uma militância em favor de culturas, livros, saúde, uso da bicicleta em substituição ao carro, onde possível, às quais me incorporo e prático.
Não sou advogado de shopping nem os possuo. Nem conhecido dos seus proprietários eu sou.
Estou, assim, à vontade para dizer que apoio a cobrança por estacionamento em shoppings.
Quem se incorpora à luta , `a militância contra a cobrança, tem muito mais motivos para se incorporar a outras reivindicações.
Resultado de imagem para FOTOS DE ESTACIONAMENTO DE SHOPPING

O que faz o cidadão de hoje procurar o shopping , especialmente os mais idosos, sem dúvida, á a insegurança das ruas. Houvesse segurança, não tenho duvida de que os preços das coisas em ruas , inclusive populares, como Avenida Sete, Pelourinho, Comercio, Itapagipe, Periperi, Itapuà, atrairiam mais pessoas , ,excetuando os de classe média para cima, os que não querem se misturar com o povo, nem dar atestado de pobreza, moral ou econômica.
Como não há segurança , e o conforto nem se pode comparar com as ruas populares, e ainda de graça, o mais óbvio é todo mundo ir para os shoppings com seus carros.
Há situações de pessoas que moram a 500 metros do Shopping Barra, por exemplo, que eu conheço, que vão em três carros, cada um levando uma só pessoa, para um almoço ou um simples sorvete. Tudo para um não depender do outro na hora de ir e voltar cada um para seu destino, já que apenas no horário do almoço ou cinema estarão juntos.
Se o problema é desenvolver a consciência do coletivo e da educação, a militância que se envolve contra a cobrança deveria estar usando as mesmas energias contra praticas realmentes nosciivas, ante sociais, ante econômicas, socialmente falando, e por demais egoísticas.
Muitos deixam o carro estacionados durante todo o dia nos estacionamentos. Alguns, após estacionarem nos shoppings, deixam lá seus carros , pegam taxi , ônibus depois barcos e passam o dia todo na Ilha, por exemplo. Ou vão para cidades da região metropolitana ou ate feira de Santana. Usando assim , espaços públicos e ou privados como se fossem extensões das suas garagens.
A região de Salvador, onde está isntalada a maioria dos grandes shoppings, é toda plana. Não se justifica que uma pessoa que mora na Manuel da Silva, na Pituba, no Bonocô, não possa ir a pé, de ônibus, bicicleta, sobretudo , para um deles. O mesmo vale para quem mora na região da Barra.
O mundo civilizado está coibindo a forma excessiva do uso do carro nos centros das cidades. Para isto, desenvolvem várias ações, facilmente encontráveis nas redes sociais para quem quiser tomar conhecimento.
E, no caso da Bahia, não há forma mais eficaz do que a cobrança cara por estacionamento nos shoppings, que são usados de forma abusiva por possuidores de carros, pela classe media que não quer, ou não pode andar pelas ruas e avenidas da cidade, por não haver estacionamentos suficientes ou por não oferecer os confortos dos shoppings.
O empresário sabe fazer conta. Ele sabe o limite de valor para não afastar a clientela. E sabe que a própria militância que vai gritar nas redes sociais, apenas nas redes sociais, irá se acostumar a pagar para estacionar, como já pagam mais caro pelo cinema, pelo sorvete, roupas e tudo que os shoppings oferecem.
Eu costumo e gosto de ir aos shoppings. Como ando de bicicleta , carro e moto, podendo muito bem deixar o carro em casa, ando também de ônibus, e gosto mais da feira da Sete Portas, São Joaquim, Feiras de um modo geral e os encantos das nossas ruas e becos.
Gostaria de ver os shoppings cobrando bem mais caro por seus estacionamentos de veículos, para que mais pessoas descobrissem os encantos das nossas ruas, fossem menos gastadores de supérfluos, reaprendessem a caminhar, e que a militância contra o aumento de preços de estacionamentos em shoppings desenvolvessem ações contra cobranças de estacionamentos em hospitais, clinicas , escolas ,que brigassem em favor da segurança que encontram nos shoppings.
Pelos preços que vi nos jornais como os que serão cobrados, meu desejo de ver gente na rua, a pé, de bicicleta, brigando em favor da segurança , não será realizado: está barato e o pessoal vai se acostumar , mesmo porque classe média e novos ricos não vieram para este planeta para dar atestado de pobreza, mesmo quando o são.
E vamos militar contra o uso excessivo de carros, por um transporte publico digno, pela saúde , educação e segurança gratuita, como era e como deve ser.
O conforto dos shoppings tiraram , pelo menos da classe média, a obrigação de lutar por estas coisas, já que não lhe dizem respeito. Ao contrário: POSSO PAGAR, TO PAGANDO, que se lixem.....
Um discurso pode mudar, despertar e mudar consciências. Mas o bolso sempre será a forma mais eficaz. Quando dói, óbvio.
Para afastar a confortada classe média dos shoppings , o valor a ser cobrado tem que ser maior.
Torço por isto: quero ver meus amigos também na feira de São Joaquim , Av. Sete, Feira da Sete Portas, e lutando por seguança nas ruas, O MEU MAIOR CALO!!!
Não sou contra o carro. Muito pelo contrário. Sou é contra o uso abusivo, como uma família de três pessoas cada um indo com um carro para um sorvete ou almoço no shopping. Isto é bem mais grave, socialmente falando, do que a cobrança por estacionamento.
Que a militância use suas energias contra estes abusos: dos motoristas, não dos shoppings. E contra a cobrança de estacionamentos em clinicas, hospitais, contra os quais não se vê nenhuma militância, exceto quando alguém adoece e lhe dá uma coçada no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails