quarta-feira, 20 de maio de 2015

O SOLAR BIJU

Restauração do Solar Biju começa no segundo semestre (2015)

Exibindo ft_edvanbarbosa_uefs.jpg

Edificação originária do século XIX em Santo Amaro (BA), o Solar do Biju será restaurado a partir do segundo semestre. A informação foi dada pelo então reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif em janeiro deste ano.  De propriedade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o solar foi repassado pelo secretário de Cultura do Estado (SecultBA), Jorge Portugal, para a UFRB que já dispõe dos recursos para as obras de restauro. O IPAC dará supervisão técnica para a intervenção.

Segundo a assessoria de imprensa da UFRB, ainda não é possível saber os prazos de início e término da obra, já que a universidade passa por eleições para escolher novo reitor. Quem responde atualmente pela reitoria é o professor Silvio Soglia. O primeiro interesse da UFRB seria instalar o seu Núcleo Tecnológico de Estudos de Impactos da Mineração (Neim) no solar.

EXPERTISE - Segundo o diretor geral do IPAC, arquiteto João Carlos de Oliveira, o Solar Bijú foi construído em 1804 e está situado na Praça da Purificação. "O imóvel de dois pavimentos e uma água-furtada (terceiro andar menor como um sótão) tem mérito arquitetônico e de simbologia histórica para Santo Amaro", relata o dirigente estadual. No solar nasceu o Barão de Sergy uma das personalidades históricas santo-amarenses.

"Dispomos de expertise para fiscalizar e dar orientação técnica e fazemos isso periodicamente em imóveis de propriedade do Instituto ou tombados via IPAC, além de atendermos demandas de diversas prefeituras municipais", diz João Carlos. O dirigente estadual explica que em Salvador, o IPAC está realizando obras no Passeio Público e na Igreja de Brotas, além de ações preventivas em casarões sob a sua responsabilidade no Centro Histórico da capital. No interior, estão sendo feitas intervenções prediais e restauros na igreja do Miradouro, em Xique-Xique, e no Convento dos Humildes, em Santo Amaro.  

O Núcleo que a UFRB quer implantar no Solar Bijú é responsável por fazer estudos sobre impactos ambientais na área de mineração, exploração sustentável e suas potencialidades. O objetivo é pesquisar os impactos na população, oriundos de atividades da mineração, além de capacitar profissionais em nível de graduação e pós-graduação. A UFRB tem Campus em Cruz das Almas, Feira de Santana, Cachoeira, Santo Amaro, Amargosa e Santo Antônio de Jesus.

Foi o IPAC que coordenou as obras da unidade da UFRB em Cachoeira, via Programa Monumenta. Mais informações na Diretoria de Projetos e Obras (Dipro) do IPAC via telefone (71) 3116-6726 ou endereço eletrônico dipro.ipac@ipac.ba.gov.br. Mais informações no site www.ipac.ba.gov.brAcesse o Facebook 'Ipacba Patrimônio' e o Twitter '@ipac_ba'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails