quarta-feira, 29 de abril de 2015

PROGRAMAÇÃO TCA

http://www.tca.ba.gov.br/sites/default/files/files/oteatro/eventos/fotos/2015/04/27/Calligaris1_web_Luiz%20Evangelista.jpg

Para debater a urgência da cooperação e da convivência nos diversos âmbitos do conhecimento, a já tradicional série especial do Fronteiras Braskem do Pensamento traz ao palco principal do Teatro Castro Alves, três grandes nomes do cenário contemporâneo: o sociólogo espanhol Manuel Castells (12/5); o filósofo francês Luc Ferry (16/9); e o psicanalista italiano Contardo Calligaris (1/10). 

A urbanização e a tecnologia colocaram, em um mesmo ambiente, uma diversidade de ideias e culturas sem precedentes na história da humanidade. Atitudes, desejos, questionamentos e posicionamentos políticos e religiosos distintos precisam conviver em um único espaço. 
Como viver juntos? Este é o tema proposto pelo Fronteiras Braskem do Pensamento em Salvador, tema pelo qual a capital baiana é nacionalmente conhecida.
No próximo dia 01 de outubro (quinta-feira), às 20h30, na terceira e última edição da temporada 2015 do projeto em Salvador, o público confere a palestra do psicanalista e cronista italiano Contardo Calligaris.

CONTARDO CALLIGARIS - Doutor em psicologia clínica pela Universidade de Provence, o psicanalista e cronista italiano iniciou seus estudos nas áreas das letras e da filosofia. Em 1975, foi aceito como membro da Escola Freudiana de Paris, onde morou até 1989. Lecionou na Universidade Paris 8 e teve aulas com os filósofos franceses Roland Barthes e Michel Foucault, além de acompanhar os seminários ministrados pelo psicanalista francês Jacques Lacan, uma grande influência em sua formação. Em 1985, veio ao Brasil para o lançamento de seu primeiro livro de psicanálise, Hipótese sobre o fantasma. Posteriormente, acabou fixando residência no País, onde reside até hoje. 

Suas reflexões se concentram na condição humana da sociedade marcada pela obrigatoriedade da felicidade, do gozo, da beleza e dos excessos. Estudioso das questões da adolescência, considera esta a etapa da vida que possui uma intensa carga cultural e que se caracteriza como uma das mais potentes fontes de energia da atualidade. 

A adolescência é um dos seus livros mais lidos e estudados. Além de atender nos seus consultórios em São Paulo e Nova York, é colunista do caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo, no qual escreve sobre psicanálise e cultura. Publicou mais de dez livros, incluindo dois romances e uma peça teatral. Criou a série de televisão intitulada Psi, exibida no canal a cabo HBO. Foi professor de estudos culturais na New School de Nova York e professor convidado de antropologia médica na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

 Também faz parte do corpo docente do Institute for the Study of Violence, em Boston. Contardo Calligaris, em seu trabalho, conduz as pessoas à reflexão sobre a existência humana, contribuindo para amenizar as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos e pelo confronto com o outro, que pode limitar os prazeres e contradizer as certezas e seguranças.

TCA - Data: 01/10/2015; Horário: 20:30; Valor: R$30/R$15

TCA - PROGRAMAÇÃO

02/05/2015 Alice Caymmi

·        08/05/2015 a 09/05/2015 Daniel Boaventura

·        10/05/2015 Agnaldo Timóteo

·        12/05/2015 Manuel Castells

·        23/05/2015 a 24/05/2015 Musical - Cazuza

·        06/06/2015 Zeca Baleiro

·        16/09/2015 Luc Ferry

·        01/10/2015 ContardCalligaris*

·         

Ingressos à venda para todos os espetáculos. Aceita cartão.
SAIBA MAIS (horários/preços dos ingressos etc), acessando o site do TCA http://www.tca.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails