terça-feira, 24 de março de 2015

PALÁCIO DA ACLAMAÇÃO


Bens móveis do 
Palácio da Aclamação 
passam por manutenção

Resultado de imagem para FOTOS DO PALÁCIOD A ACLAMAÇÃO SALVADOR

Até agora, dez lustres do Palácio da Aclamação, em Salvador, já foram retirados para serviços de restauro. A ação faz parte da manutenção que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) faz com os prédios públicos que estão sob a sua responsabilidade.

Autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o IPAC é responsável por equipamentos culturais e museus na capital e no interior, como o Museu de Arte Moderna no Solar do Unhão, o Palacete das Artes na Graça ou o Solar Ferrão no Pelourinho, dentre outros.

O processo de retirada dos 10 lustres foi executado por equipe especializada de 15 técnicos e auxiliares da coordenação de Restauro de Elementos Artísticos (Cores). Os maiores lustres estavam localizados no Salão de Banquete do palácio e são, de acordo com a subcoordenadora da Cores, Kathia Berbert, de grande valor estético e artístico.
 "Seis dos 10 lustres são de cristal; o processo de retirada é minucioso e, em alguns casos, é preciso ser feito por etapas, como foi o caso do lustre principal do Salão Nobre. Por ser de grande porte, seus adereços foram retirados aos poucos" explica Kathia. Após a retirada, eles são acondicionados em local seguro, uma sala reservada para isso.

PALÁCIO  O Aclamação está em uma das mais privilegiadas localizações dentre os equipamentos do IPAC. Fica entre o Hotel da Bahia, no Campo Grande, e o Quartel dos Aflitos. Em 1912 o solar oitocentista foi ampliado pelo arquiteto italiano Filinto Santoro. De 1917 a 1967 foi residência governamental. Hoje é sede da Diretoria de Museus (Dimus) do IPAC e funciona como Casa-Museu. No seu acervo, mobiliário estilo D. José I e Luiz XV, lustres e objetos decorativos, além de pinturas parietais, algumas do famoso pintor baiano Presciliano Silva (1882-1965). Também objetos de bronze, porcelana e cristal, distribuídos no prédio de dois pavimentos. Atualmente, o museu está fechado para planejamento de restauro.

O jardim do palácio é utilizado para eventos, quando solicitado à Dimus/IPAC. Informações no telefone (71) 3117-6447 e endereço eletrônico secdir.dimus@gmail.com. Dados sobre restauro de bens móveis no IPAC, via telefone (71) 3117-6386 e endereço eletrônico cores.ipac@ipac.ba.gov.br. Sobre projetos, programas e obras do instituto no site www.ipac.ba.gov.br, no facebook Ipacba Patrimônio e no twitter @ipac_ba.

Fotos anexas em BAIXA RESOLUÇÃO.
Crédito: Cores/Ipac

Assessoria de Comunicação  IPAC  em 24.03.2015
Jornalista responsável  Geraldo Moniz (DRT-BA 1498)
(71) 9110-5099, 9922-1743 - geraldomoniz.ipac@gmail.com
Coordenadora de Jornalismo do IPAC  Silvana Malta (DRT-BA 1907)
Contatos: (71) 3117-6490, 3116-6673, 9663-8438, silvanamalta.ipac@gmail.com
Facebook: Ipacba Patrimônio, Twitter: @ipac_ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails