domingo, 22 de fevereiro de 2015

QUEM TERÁ CORAGEM...


... DE DERRUBAR ESTA CASA?


Além da produção de um livro e ter entrado na justiça, para impedir a venda da Casa de Retiro São Francisco, todos os meses, no último domingo, os Amigos do Retiro São Francisco -https://www.facebook.com/groups/474464272572939/ celebram missa na Igreja de Nossa Senhora de Brotas, em prol do tombamento da Casa de Retiro São Francisco, visando impedir que a especulação imobiliária destrua a memória e o sentimento que motivou sua construção, conforme registrado no frontispício do prédio principal. 

"O Senhor Te Dê a Paz". Até o momento foram recolhidas 6.000 assinaturas, em prol do tombamento e nada foi feito. A mobilização vai além: todas as semanas há reunião no mesmo templo, constituída pelos Amigos do Retiro São Francisco. Hoje tive a oportunidade de participar da missa, conforme pode ser observado em imagens, e me emocionei em vivenciar a luta incansável da sociedade, pelo reconhecimento de seu patrimônio cultural. 

Em 16 anos que atuo na área de preservação nunca presenciei tamanha manifestação. O imóvel é referência da arquitetura Neocolonial de carácter religioso, resguarda ainda uma reserva de mata no bairro de Brotas, no Horto Florestal, onde já não se vê mais árvores... 

Que a Sociedade possa ser atendida, afinal, para quem se preserva o patrimônio cultural de um povo?
milena tavares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails