sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

E A NAU CAPITANIA?

“Nau Capitânia” encontra destino no Espaço Cultural da Marinha

A chamada “Nau Capitânia” ficou tristemente célebre à época de sua construção, pelos atrasos e problemas que não permitiram sua navegação quando das comemorações dos 500 anos do descobrimento, além de críticas sobre o valor gasto e supostos desvios, num projeto que envolvia o Ministério do Esporte e Turismo. Depois, foi objeto de disputas entre esse ministério e o da Cultura, e ficou aguardando destino em Niterói.
É de se louvar, agora, o fato de que finalmente  o navio terá utilidade para a cultura, história e formação da mentalidade marítima, como outras embarcações expostas no Espaço Cultural.
nau-foto-mb
A Marinha do Brasil informou em seu site que, a partir do dia 2 de setembro, abrirá para visitação pública no Espaço Cultural da Marinha um modelo em escala natural de uma Nau da época dos descobrimentos, com uma exposição sobre a vida a bordo no final do século XV e início do XVI. Para quem  não conhece, o Espaço Cultural da Marinha (ECM) fica no Rio de Janeiro, próximo à Estação das Barcas (clique aqui para acessar o site do ECM).
Segundo a Marinha, o modelo dessa Nau foi construído em 2.000, para as comemorações do quinto centenário do descobrimento do Brasil e entregue à Marinha do Brasil, em 2008, tendo sido adaptado para essa finalidade e decorado, por meio de um projeto do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, que se baseou em fontes iconográficas do século XVI.
A Nau, atracada ao  Espaço Cultural da Marinha, poderá  ser visitada todas as tardes, exceto nas segundas-feiras.O complexo cultural da Marinha no Rio de Janeiro, do qual o Espaço Cultural faz parte, é visitado por aproximadamente 200 mil pessoas, anualmente, das quais cerca de 40 mil são estudantes, com suas turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails