terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

ANTÔNIO ZAMBUJO, CANTOR PORTUGUÊS

António Zambujo - Cresceu a ouvir o cante alentejano. A harmonia das vozes, a cadência das frases e o tempo de cada andamento, foram para sempre uma influência. Nascido em Beja, em 1975, António Zambujo começou a estudar clarinete com 8 anos, estreando-se no Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Ainda pequeno, apaixonou-se pelo Fado e pelas vozes de Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa, Max entre muitos outros. Estava habituado a cantar em família e entre amigos, e aos 16 anos chegou mesmo a ganhar um concurso de fado.
Com o curso de clarinete na bagagem, ruma a Lisboa, onde Mário Pacheco, intérprete e compositor de guitarra portuguesa lhe abre a porta do conhecido Clube do Fado, no bairro de Alfama, onde passou a tocar. Pouco depois, integra o musical Amália, dirigido por Filipe La Féria. Durante os quatro anos que o espectáculo esteve em cartaz – primeiro no Teatro Politeama, depois um pouco por todo o país –, Zambujo interpreta o papel de Francisco Cruz, o primeiro marido de Amália.
2002 O mesmo fado, o seu primeiro trabalho é editado pela Ocarina. As influências musicais do Alentejo são marcantes e há mesmo alguns fados compostos por si. Outros são de conhecidos poetas do universo fadista como José Luís Gordo ou Mário Raínho.
Na sequência do êxito de O mesmo fado recebe o prémio de ‘Melhor Nova Voz do Fado’, já atribuído pela Rádio Nova FM a intérpretes como Mariza, Camané ou Mafalda Arnauth.


2004 António Zambujo canta na Casa de Fado Sr. Vinho. E além dos concertos em Portugal, apresenta-se com regularidade em cidades como: Toronto, Paris, Santander, Sarajevo, Zagreb.
Edita o seu segundo disco, Por meu cante, no qual aprofunda as raízes alentejanas, recuperando temas do Cancioneiro de Beja, fundindo-as com novas tendências do fado. Para este trabalho conta com a colaboração dos músicos Paulo Parreira (guitarra portuguesa) e Ricardo Cruz (contrabaixo).
2006 Ganha o Prémio Amália Rodrigues (atribuído pela Fundação Amália Rodrigues) na categoria de "Melhor Intérprete Masculino de Fado".
É convidado pela Fundação Calouste Gulbenkian para o Festival Atlantic Waves, em Londres. No mesmo ano e juntamente com Carla Pires e Liana, participa na Festa do Avante, na homenagem ao compositor Alain Oulman, grande responsável por alguns dos maiores sucessos de Amália Rodrigues.
2007 No Verão, é convidado para encerrar a "Festa do Fado" do Castelo São Jorge. E em Setembro lança o seu terceiro álbum Outro Sentido, com produção musical de Ricardo Cruz e a participação especial das Vozes Búlgaras Angelite.
2008 Outro sentido é editado na Europa e nos Estados Unidos pela editora ‘Harmonia Mundi', sob a etiqueta da sua filiada ‘World Village'. Os concertos pela Europa continuam. O álbum é considerado pela revista Songlines Top of the World Album.
Depois de actuar no Teatre de La Ville, em Paris, Outro Sentido sobe ao terceiro lugar de vendas da Fnac francês.
A Fundação Luso-Brasileira propõe-lhe um dueto com Roberta Sá para a sua gala anual de entrega de prémios em Outubro, no Casino Estoril.
A editora MPB edita Outro Sentido no Brasil. Esta edição tem três faixas adicionais com participações de Roberta Sá e Trio Madeira Brasil, de Zé Renato e de Ivan Lins. A chegada ao Brasil levou-o também aos ouvidos de Caetano Veloso que se rendeu à sua voz. Escrevendo no seu blogue: «Quero ouvir mais, mais vezes, mais fundo (...) É de arrepiar e fazer chorar».
Em Dezembro, António Zambujo esgotou dois concertos no Teatro São Luiz.
2009 António Zambujo segue em tournée pela Europa, apresentando Outro Sentido em países como a Noruega, Suécia, França, Holanda e Áustria.
Em Março e Abril, Zambujo realiza uma série de concertos em Portugal, incluindo a apresentação, em Maio, no Onda Jazz, da reedição de Outro Sentido. Em Junho, inicia a primeira tournée no Brasil. Em Pirenópolis (a 100 km de Brasília), Zambujo dá o seu primeiro concerto a propósito da apresentação da Semana da Cultura Portuguesa, promovida pelo Instituto Camões.
Apresenta-se no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro onde conta com as participações especiais de Roberta Sá, Marcelo Gonçalves, Ronaldo do Bandolim e Yamandú Costa. Na plateia, estiveram presentes Ney Matogroso, Caetano Veloso, Sandra de Sá, Paula Morelenbaum, entre outras figuras da cena artística brasileira.
Zambujo apresenta-se no Cool Jazz Fest 09, num espectáculo que contou com a participação de Ivan Lins. E nesse Verão actua pela primeira vez na Casa da Música, no Festival ‘Uma Casa Portuguesa’. Sobe ao palco do Parque Mayer, na programação de Verão do Lisboa ao Parque, juntamente com Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, José Conde no clarinete e Ricardo Cruz no contrabaixo.
No fim do mês de Setembro, Zambujo volta à Europa desta vez incluindo Finlândia, para mais quatro espectáculos. No início de Outubro, realiza pela segunda vez, uma tournée em França com concertos em Montelimar, La Rochelle e duas actuações em Paris, nas salas Sun Set e L´Europeen.
No fim de Novembro, inicia a segunda tournée pelo Brasil desta vez com uma actuação no Palácio de São Clemente, seguindo-se espectáculos no Bourbon Street Music Club, em São Paulo, e no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.
Integra a lista dos 10 Melhores Concertos Internacionais do Ano, seleccionada pela Secção de Cultura do Jornal O GLOBO, ao lado de músicos como Elton John, Burt Bacharah, Terence Blanchard, Kiss, Youssou N'Dour e Angelique Kidjo.
De volta a Portugal, fecha o ano com uma digressão nacional que inclui sete cidades de Norte a Sul do país.
2010 A 14 de Abril António Zambujo lança o seu quarto disco Guia, no Teatro São Luiz em Lisboa.
São interpretados originais de compositores e letristas nacionais e brasileiros tais como Vinicius de Moraes, Márcio Faraco, Pierre Aderne, Rodrigo Maranhão, Ricardo Cruz, o próprio Zambujo, João Gil, João Monge, Aldina Duarte, José Agualusa, Maria do Rosário Pedreira, Pedro Luís entre outros.
Zambujo apresenta-se em 2010 em vários teatros nacionais e internacionais e recebe a aclamação do público e da crítica.
Maio é vez de António Zambujo e os Azeitonas abrirem a programação do Palco Sunset do Rock in Rio, numa atuação conjunta que é assim o culminar das parcerias musicais dos jovens músicos.
Com a vinda de Roberta Sá ao nosso país, Zambujo sobe aos palcos da Aula Magna e da Casa da Música, no Porto para atuar com a artista brasileira.
Em Outubro e Novembro, Guia é lançado oficialmente em França, no Café de la Dance e no Brasil com concertos em São Paulo e Rio de Janeiro. Nesse mesmo mês, o músico apresenta-se nas Comemorações do Centenário da República, nos Jardins do Palácio de Belém.
É seleccionado para se apresentar na Womex2010, o maior encontro profissional de músicas do mundo, a nível internacional. António Zambujo abre o leque de concertos da Womex subindo ao palco do prestigiado Estúdio 1 do Copenhagen Concert Center. Este concerto seria mais tarde transmitido no canal de televisão Mezzo.
2010 foi também o ano em que Zambujo esteve na Semana Cultural Portuguesa em Espanha, apresentando-se em cidades como Madrid, Barcelona e Valência.
O Festival dedicado à Lusofonia, Cantos na Maré contou também com a presença de António Zambujo que entre outros, protagoniza um dueto com Lenine.
A revista britânica Songlines escolhe Guia como Top of the World Album e pela segunda vez consecutiva, António Zambujo vê o seu trabalho distinguido por esta publicação especializada em World Music.
Figura também nas mais importantes listas nacionais e internacionais dos melhores discos de 2010:
2º Melhor disco nacional – escolhas de Nuno Pacheco – Ípsilon Publico 3º Melhor disco nacional – BLITZ 3º Melhor Álbum - http://lusotunes.blogspot.com/ - Divulgação de música Lusófona 4º Melhor disco nacional – Jornal de Letras Os 50 discos de 2010 – Revista Mondomix – França Top of the World Album – Songlines – Inglaterra Melhor Álbum de 2010 – Sopa de Pedra
2011 António Zambujo começa o ano por dividir o palco do Centro Cultural do Olga Cadaval com o trompetista Laurent Filipe, depois de um concerto no recentemente inaugurado Auditório de Tróia em nome próprio, para em Fevereiro seguir para o Festival de Fado na Noruega.
O ano segue com vários concertos por diversos países já conhecedores do trabalho de António Zambujo como França, Espanha e Brasil ou Azerbeijão, mas também com as primeiras visitas a países como Israel, Bulgária, Suécia, Alemanha e a primeira tourné nos EUA e no Canadá, bem como a primeira apresentação em Macau.
O Verão de 2011 é marcado pela participação de António Zambujo nos mais importantes festivais de World Music nacionais; Festival Med e o Festival de Músicas do Mundo de Sines, em Junho e Julho, respetivamente.
Em Junho é convidado a apresentar-se na Festa do Fado, no Castelo de São Jorge num concerto acompanhado pelo Lisboa Fado Ensemble, conta também com a presença de Márcio Faraco, um dos autores do tema Guia e que dá título ao seu quarto disco. Também em França, Zambujo é convidado para atuar nos mais significativos festivais de músicas do mundo e em Julho faz parte do cartaz do Festival de Chateauvallon, na cidade de Toulon e no Festival Nuits de Fourviére, em Lyon.
Em Agosto, ruma a Huesca, em Espanha sem antes dividir um esgotado Pátio da Galé, em Lisboa com a brasileira Roberta Sá. Encontro este idealizado pelo Fado Convida e integrado no Festival dos Oceanos.
O início de Setembro marca o regresso do jovem intérprete ao Brasil com três noites de música no Teatro Solar Botafogo, no Rio de Janeiro. A solo, Zambujo faz uma viagem pela sua carreira musical e convida o brasileiro Rodrigo Maranhão, compositor de “Quase um fado” e “De Mares e marias”, temas do álbum Guia e o guitarrista Marcello Gonçalves, guitarrista do Trio Madeira Brasil para o acompanharem nestes três espetáculos.
Esta temporada no Brasil leva António Zambujo pela primeira vez a São Salvador da Bahia. De regresso à Europa, atua no 23th Mercat de Música Viva de Vic, feira profissional de música. Zambujo representa juntamente com os Orelha Negra a música portuguesa, nesta edição do certame.
Setembro é um mês cheio e fica também marcado pelo concerto no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa. Este espetáculo conta com a participação do Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento.
A convite da Doulce Mémoire - grupo de música Renascentista - Zambujo apresenta-se em França com um reportório estruturado pelos mesmos.
Em Outubro, António Zambujo vai pela primeira vez aos Estados Unidos e Canadá, numa série de seis concertos que passaram por salas de Vancouver, Seattle, Nova Iorque ou Ontário, entre outras cidades.
Outubro foi também o mês em que Zambujo leva a sua música ao importante Tourcoming Jazz Festival, em França, para de seguida fechar o mês com a atuação no 25º Festival de Música de Macau.
Inserido no Allgarve 2011, Zambujo apresenta pela primeira vez no Teatro das Figuras, em Faro, a sua música, em Novembro.
Participa também em várias galas como a Gala da Fundação Brasileira, pela segunda vez e na gala de Comemoração de elevação do Fado a Património Imaterial da Humanidade, no Coliseu dos Recreios em Lisboa.
Com o fim deste ano, chega o início da gravação do seu quinto álbum a apresentar dia 24 de Abril de 2012, na Fundação Calouste Gulbenkian. Zambujo vê assim o lançamento do seu próximo álbum inserido na programação do Ciclo de Músicas do Mundo desta instituição.
'Quinto', a primeira aventura discográfica do músico sob a chancela da Universal Music Portugal. Do Alentejo para o mundo, a obra de António Zambujo foi elogiada nos quatro cantos do globo.
Desde dia 12 de novembro de 2013, está já disponível no Spotify Portugal o novo disco do fadista António Zambujo - "Ao vivo no Coliseu", antes de chegar às lojas.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails