quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

MAIS UMA MERDA!

Arcos da Conceição serão reformados; projeto aguarda saída temporária de moradores

QUEM INVENTOU ESTA IMBECILIDADE?

Arcos da Conceição serão reformados; projeto aguarda saída temporária de moradores


Fotos: Divulgação/Iphan
Os Arcos da Ladeira da Conceição, conhecida como Ladeira da Montanha, serão reformados, conforme projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan)  finalizado na semana passada. 
Segundo informações do jornal Correio, a previsão é de que a requalificação, que deve custar R$ 3,5 milhões com recursos do PAC Cidades Históricas, fique pronta em 12 meses. 
O início das obras, no entanto, ainda não está confirmado, pois depende da retirada dos moradores do local, que é responsabilidade da prefeitura de Salvador.

A licitação só poderá ser lançada após a situação ser definida, já que, segundo o superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, a estrutura dos arcos, criados há cerca de 150 anos, não permitem que a intervenção seja feita em etapas. “Estamos aguardando esse acordo, porque os ocupantes tradicionais precisam sair provisoriamente e retornar depois, porque é impossível fazer essa obra por etapas. 
Isso tornaria o custo extremamente elevado, então precisamos fazer todos os serviços de cada tipo de uma só vez”, explicou, em entrevista ao Correio.


Artesãos e ferreiros de santo relatam que trabalham no local há mais de 50 anos e manifestaram preocupação após o anúncio da intenção de reformar o espaço, em julho deste ano. Dois dos 17 arcos que nunca foram ocupados permanecerão fechados, mas também terão estrutura reformada. Os serviços nos outros 15 arcos incluem alterações nas partes elétrica, hidráulica e sanitária, além da construção de mezaninos, cozinhas, escadas e definição de áreas comerciais e industriais. 
Quatro imóveis que estão descaracterizados serão modificados de forma mais radical e terão fachada diferente. “A proposta é unir a feição original com o contemporâneo. 
Os arcos vão ficar num estado espetacular”, disse Amorim ao Correio, que acrescentou que ainda neste mês, será assinada ordem de serviço para reforma da Igreja da Conceição da Praia e do Plano Inclinado Gonçalves. Os serviços começam em janeiro.

E HAJA MAU GOSTO!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails