sábado, 29 de novembro de 2014

OS CARROS? ACABOU!


Redação Pragmatismo
MOBILIDADE URBANA10/NOV/2014 ÀS 17:14
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Helsinki pretende acabar com os carros num futuro próximo

Helsinki, capital da Finlândia, pode dar adeus ao transporte                     individual automotivo a partir de 2015. Testes para sistema impressionante de integração entre veículos urbanos tomam               forma e jovens cidadãos não querem sequer saber de comprar         carros

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Helsinki, Finlândia. Cidade pretende acabar com o transporte individual automotivo a partir de 2015 (Foto: Alvaro Sanchez)
Dispor de um sistema de transporte público confiável e eficiente é uma meta de muitas             cidades para desincentivar o uso dos automóveis e, assim, evitar os danos ambientais                  que eles causam. Há poucos dias, o poder público de Helsinki (Finlândia) anunciou um         ambicioso plano que busca fazer, a partir do próximo ano, com que seus cidadãos não              tenham motivos para utilizar os carros em 2025.
A meta, nesse sentido, é integrar vários modais ao seu sistema de transporte público.                         A engenheira de transporte do Departamento de Planejamento de Helsinki, Sonja Heikkilä,        destaca que o plano não pretende proibir os automóveis, mas entregar mais opções de       mobilidade sustentável com o objetivo de que as pessoas sintam-se completas com o           transporte público.
O objetivo, segundo a engenheira, é mudar o paradigma de como nos movemos dentro                     da cidade – um tema complexo, porque muitas pessoas não querem renunciar aos seus             carros, mas é possível pois a maioria está interessada em cuidar do meio ambiente e                 poupar dinheiro.
Para muitos jovens, o carro não é mais o símbolo de status que foi para seus pais, aponta        Heikkilä ao Helsinki Times, com base em pesquisas. Essa percepção acerca da juventude                 é uma das apostas da capital finlandesa para que o plano seja um sucesso, levando-se em           conta que um sistema de transporte público eficiente ajudaria a manter tal paradigma pelos     próximos dez anos.

Demanda

O projeto de Helsinki, cidade com cerca de 600 mil habitantes, é baseado no conceito de                que o transporte público precisa atender a uma demanda personalizada da população.              Assim, quando uma pessoa precisar de transporte, poderá planejar sua viagem em              aplicativos para smartphones nos quais sejam indicados horários, origem e destino, e                       se prefere ônibus, bicicletas, táxis, metrôs ou trens, para uso individual ou compartilhado                com outros usuários.
A forma de pagamento estaria centrada em uma plataforma universal, independentemente                do meio de transporte escolhido. Uma das opções sugere que os cidadãos paguem pelos        serviços conforme o número de quilômetros percorridos. Outra alternativa propõe que se         possam comprar quilômetros mensais.

É possível?

Atualmente, o transporte público de Helsinki é operado unicamente pela Autoridade de         Transporte Regional. Heikkilä acredita que o plano poderia funcionar melhor em 2025                      com a inclusão de outros operadores.
Por enquanto, está previsto que o plano funcione no final de 2014, numa versão piloto,                     em Valilla, um bairro central da cidade finlandesa, com o intuito de que seja ampliado      posteriormente para outras áreas de Helsinki.
Um projeto semelhante tem sido desenvolvido em Hamburgo, na Alemanha, batizado de                      Green Network. Lançado em 2013, o plano busca eliminar o uso dos automóveis nos             próximos 20 anos por meio da conexão com todas as áreas verdes da cidade, pelas                      quais os cidadãos poderão chegar a diferentes lugares caminhando ou de bicicleta.

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