domingo, 23 de novembro de 2014

IGUAL A AQUI!

Nova Iorque vai ter internet gratuita em toda a cidade já em 2015


Até ao final do próximo ano, os habitantes de Nova Iorque poderão aceder, de forma gratuita, a uma rede pública 'wi-fi' de alta velocidade em todos os cinco distritos da cidade. O projeto, designado por LinkNYC, foi ontem apresentado pelo autarca local, Bill de Blasio, que irá substituir o sistema de telefones públicos da cidade por terminais 'wi-fi' de alta velocidade, que permitirão, ainda, uma série de outros serviços, como chamadas gratuitas no país, serviço de carregamento de telemóveis e acesso a informações úteis sobre a cidade.
Segundo a imprensa local, o projeto foi já entregue à CityBridge, um consórcio que inclui companhias como Qualcomm e Titancomo. O custo estimado de construção da rede é de cerca de 200 milhões de dólares (cerca de 160 milhões de euros), mas será suportado exclusivamente por receitas publicitárias. As previsões apontam para receitas de 500 milhões de dólares (400 milhões de euros) nos próximos 12 anos.
Para já, o 'LinkNYC' arranca com 500 terminais 'wi-fi', mas o objetivo é que venham a existir 10 mil postos (com um raio de cobertura de 45 metros), sendo que cada um terá capacidade para suportar até 250 equipamentos em simultâneo, sem perda de qualidade de serviço, dizem os responsáveis do programa. Neste momento, nos cinco distritos de Nova Iorque - Manhattan, Queens, Bronx, Brooklyn e Staten Island - existem 8.400 telefones públicos.
O 'mayor' Bill de Blasio diz que, com esta proposta para a "mais ampla e rápida rede de internet grátis municipal do mundo, acessível e livre para todos os nova-iorquinos e turistas", está a dá um "passo crítico" rumo a uma cidade "mais justa e equitativa", embora, segundo o New Times, os seus opositores o acusem precisamente de, com esta medida, fomentar as desigualdades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails