sexta-feira, 21 de novembro de 2014

BENS CULTURAIS DA BAHIA

Catálogo WebGeo dá visibilidade aos bens culturais tombados pelo Estado

O projeto foi contemplado com investimento de R$ 89 mil via edital do governo da Bahia e já está disponível para acesso público e gratuito na internet
 
Já está disponível para acesso público e gratuito o 'Catálogo WebGeo do Patrimônio Arquitetônico da Bahia', ferramenta de pesquisa cujo objetivo é a espacialização e divulgação na internet dos bens culturais tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo de 2012 com um investimento de R$ 89 mil. O endereço do banco de dados é http://www.geopatrimonio.com.br.

No catálogo, o pesquisador tem acesso às informações de todos os 168 bens que integram atualmente o Patrimônio Cultural Material do Estado de forma clara, intuitiva e georeferenciada no Google Maps (plataforma web livre). "Trata-se de uma ferramenta multimídia interativa com descritivo, principais atributos, fotografias e posicionamento geográfico de cada bem arquitetônico", explicou Rodrigo Negreiros,analista de sistemas e integrante da equipe que desenvolveu o catálogo.

O lançamento da ferramenta aconteceu no último dia 14 com a realização de um seminário no auditório do prédio de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal). "Esse seminário foi extremamente importante para explicarmos a importância do catálogo e como ele funciona", ressaltou o analista.

O evento contou com a presença da proponente do projeto, Maria Helena Ochi Flexor (professora do Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Social da UCSal) e dos membros da equipe principal, composta por Vitor Bernardo Santos (aluno do Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da UCSal), Ana Claudia Cupertino (arquivista), Mari Consuelo Santos (bacharel em letras), Rodrigo Negreiros, Alan Miranda e Clóvis Neto (programadores do site).

Para conhecer e pesquisar no 'Catálogo WebGeo do Patrimônio Arquitetônico da Bahia', acesse gratuitamente http://www.geopatrimonio.com.br. Mais informações sobre editais podem ser obtidas na Coordenação de Editais / Astec do IPAC pelos telefones 3116-6829 / 3117-4482 ou pelo emaileditais.ipac@ipac.ba.gov.br.


Assessoria de Comunicação - IPAC, em 20.11.2014
Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498)
Texto-base: Fernanda Travasso (Estagiária de Jornalismo)
Edição: Silvana Malta (coordenadora de jornalismo - DRT-BA nº 1907)
(71) 3117-6490, 3116-6673, 9663-8438
Facebook: Ipacba Patrimônio
Twitter: @ipac_ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails