segunda-feira, 29 de setembro de 2014

LE FACTEUR CHEVAL

MUITO MAIS INTERESSANTE QUE VIK MUNIZ!


Bernard Pras (Roumazières-Loubert1952) é um artista plástico francês. Vive e trabalha em Montreuil, França. Tornou-se conhecido por apresentar, sob outras perspectiva, retratos clássicos e da arte pop, por meio de técnicas de aquagravura, por ele inventada, e de transformação de sucata em obra de arte
Em 1974 diploma-se na Escola de Belas Artes de ToulouseFrança. Na década de 1980 inventou a técnica de aquagravura para reproduzir as obras dos pintores:Bram BogartBengt LindströmKarel Appel, Corneille e Niki de Saint-Phalle. O alemão Balkenhol e a brasileira Laura Michelino são os mais recentes artistas reproduzidos no “l'Atelier Papou”.
A partir de 1994, após vários anos de buscas quanto à forma do seu trabalho pessoal, encontrou uma nova vertente artística. Desenvolveu instalações e acumulações de objetos heteróclitos, cuja composição é fotografada e só toma forma para o espectador através do ponto focal da objetiva. O princípio da anamorfose é o fio condutor dessa série. Com essa técnica, reinterpretou imagens dos pintores: Van GoghFrancis BaconManet e Andy Warhol. Também explorou mitos e ícones da história: Jimmy HendrixChe GuevaraAlbert EinsteinMarilyn Monroe e Mickey. Em 1998, expôs pela primeira vez a série “Inventários”, na Galeria Bruno Delarue,Paris.
Em 2001, ele dirigiu o genérico da Noite 26 dos Césares, a pedido do diretor Arnaud Vincenti Em 2007, dirigiu o Festival Internacional de Angoulême, instalação de quadrinhos chamada trompe-l'oeil e representando o Capitão América Em 2009, viajou ao Rio de Janeiro e criou duas novas instalações para a sua primeira exposição na América Latina. A partir de 2012 passou a ser representado pela Sergio Goncalves Galeria.
Retonou ao Brasil para uma nova exposição em setembro de 2012, quando o artista produziu uma instalação retratando parte da obra "Samba", de autoria de Di Cavalcanti, queimada no incêndio na casa do marchand e colecionador Jean Boghici em agosto de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails