quarta-feira, 20 de agosto de 2014

REQUALIFICAÇÃO DA ORLA (STELLA MARIS)

Hoje, 20 de agosto, aconteceu a reunião com o Comandante Geral da PM da Bahia.

  Clarice Bagrichevsky

(Não fui porque a forte gripe que me acomete há 8 dias evoluiu).
Presentes: dois moradores do Petromar (dono de banca de jornal e uma assessora de vereador)mais os quatro que foram entregar o abaixo assinado anteriormente (o Sr.Luiz Tunes, o dono da barraca do Loro, o preposto dos donos da Complexo B, o gerente do Gran Hotel Stella Maris); o Sr.Jorge (dono da faculdade Unibahia, em Lauro de Freitas, e do terreno da Unidunas)mais um representante da administração de Itapuã (esses dois últimos, inesperados) e dois desconhecidos. 
Nenhum morador da Pedra do Sal, de Stella, do Flamengo ou de Ipitanga.

De acordo com informações do Luiz Tunes, que começou esse movimento em Stella Maris,após o encontro todos foram visitar as obras de reforma da antiga casinha na segunda ponte do Flamengo, que havia sido abandonada poucos anos atrás.
Segundo o Comandante, o Estado não tem recursos para estabelecer aqui um batalhão da PM - apesar dos 1.500 homens que estão se formando. Afirmação em que pese o fato dele não estar familiarizado com a questão do orçamento do Estado e que a decisão seja exclusiva de um governador (observação minha).
Também de acordo com ele, alguns policiais ficarão alocados na casinha e haverá 24 horas de vigilância entre Ipitanga (por causa especialmente do Complexo de Judô) e Itapuã (continua grande a circunscrição!). 
A casinha será reinaugurada no próximo dia 5 de setembro pela manhã.
Meus comentários: moro na mesma rua de Stella Maris há 12 anos, antes do asfalto e da expansão imobiliária e comercial do bairro que começou timidamente acerca de uns sete anos. Bem antes de me estabelecer na Bahia, frequentei a casa de uma amiga em um condomínio que fica justamente na segunda ponte do Flamengo. Naquela casinha nunca havia soldados por total falta de condições funcionais além dela ter sofrido vários assaltos, inclusive com a subtração de toda fiação e do único computador (sem linha telefônica) que só durou seis meses. 
Mas como o Comandante prometeu vigilância preventiva de 24 horas e citou pontos de reforço como a Alameda da Praia e o Supermercado HiperIdeal, sejamos otimistas: já podemos ir a pé fazer compras.
Para a surpresa do Sr.Luiz Tunes, nessa reunião foi comunicado a todos, pelo Sr. Jorge, que agora no dia 27 de agosto (quarta-feira próxima) às 9 horas da manhã, o prefeito e alguns secretários estarão na Unidunas para um evento do espaço e apresentarão o projeto de qualificação de Stella Maris, mérito exclusivo do Sr.Tunes como também é o da segurança dos bairros. Ambos sem  a longínqua participação, nem nos abaixo assinados, do Sr.Jorge que, esperamos, tenha vindo somar e não fazer política.
Foi o Sr.Tunes que conseguiu sensibilizar o poder municipal e rapidamente a Fundação Mário Leal licitou empresa de projeto de acordo com as premissas e demandas  de nossa comunidade e principalmente sob o aspecto da preservação ambiental.
Também tomando para si os créditos, igualmente está a assessora do vereador que até abriu página no Facebook para tal.

Mas isso não importa desde que consigamos atingir nossos objetivos de urbanização com respeito ao meio ambiente, com a preservação da desova das tartarugas em frente ao restaurante A Brasa e à manutenção da tranquilidade e perenidade do bairro, com um turismo ordenado e ecológico.

Para tal, é fundamental que os moradores se manifestem e avaliem o projeto de requalificação que será apresentado.
É condição sine qua non do edital.
Quanto mais gente que queira somar tanto melhor. Dia 27, quarta, às 9 horas na Unidunas.
Pedimos que avisem a todos que puder. 
6.534 pessoas assinaram pedindo segurança. 5 mil pedindo a requalificação da orla.

Por gentileza, multipliquem esse informe e confirmem ciência.


Um comentário:

  1. Obrigada pela divulgação.
    Como sempre, você é solidário com a civilidade.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails