quarta-feira, 30 de julho de 2014

O HORROR DOS EXTREMISTAS


A menina paquistanesa de 14 anos de idade, que fez campanha para promover a educação e expor extremista brutalidade foi baleado na cabeça por homens armados do Taliban paquistanês em um ataque de retaliação.

Malala Yousafzai estava a caminho da escola na antiga fortaleza militante de Swat, quando dois homens abriram fogo, atirando-lhe na testa e ferindo outras duas meninas. Testemunhas disseram que um homem barbudo pediu para a menina pelo nome antes de abrir fogo.

Seu trabalho lhe rendeu reconhecimento internacional e inúmeros prêmios de paz depois de ter sido revelado como o aluno da sétima série valente que escreveu um blogue anônimo para o serviço Urdu da BBC quando o Talibã controlou Swat em 2009. Mas também trouxe ameaças de morte.

Na terça-feira, um porta-voz para o Paquistão Taleban reivindicou a responsabilidade pelo ataque, acusando-a de promover os valores ocidentais, seculares.

"Este foi um novo capítulo de obscenidade, e nós temos que terminar este capítulo", disse ele. "Realizamos este ataque."
O ataque ao jovem chocou o Paquistão, uma nação longo endurecido a atos repugnantes de violência.
Mian Iftikhar Hüsing Husain, o ministro da informação local, disse: "É o sinal de fraqueza do Taliban que foram alvo as mulheres."

Os médicos do Complexo Saidu Sharif Médica em Mingora disse Malala seria transferido para um hospital na cidade do noroeste de Peshawar para posterior tratamento, mas todas as três meninas estavam em condição estável.
No mundo em que vivemos buscar por dias melhores tem se tornado um desafio assustador que muitas vezes podem nos levar até mesmo a morte, Como aconteceu com essa menina de 14 anos. Agora uma pergunta: Como podemos sonhar em dias melhores para todos? Desde de muito tempo temos sofrido muitas baixas em relação as pessoas que de alguma maneira tentam melhorar o mundo e sempre acabam morrendo não seria o momento de nos unirmos e pensarmos coletivamente? Ou deixaremos a intolerância dominar o mundo?
Malalai - cujo nome significa na língua local pashto "agoniado" - tinha 11 anos quando o Talibã assumiu o Vale do Swat e ordenou escolas de meninas para fechar.

Governo instável do Paquistão pareceu apaziguar os militantes radicais, a assinatura de um cessar-fogo em 2009 e deixando Maulana Fazlullah, um clérigo, para presidir a área. Blog anônimo de Malala é creditado como sendo uma das primeiras vozes para alertar o mundo para a sua campanha brutal de decapitações e violência.

Nele, ela descreveu como seus colegas aterrorizados foram forçados a esconder livros sob seus xales e vivia com medo de ter ácido jogado em seus rostos. Ela continuou a manter seu diário quando os militares paquistaneses, eventualmente, lançou uma ofensiva contra os militantes.

"Eu ouvi meu pai falando de mais três corpos estendidos no Green Chowk", escreveu ela. "Eu me senti mal ao ouvir esta notícia. Antes do lançamento da operação militar que todos nós costumávamos ir para Marghazar, Fiza Ghat e Kanju para piqueniques aos domingos. Mas agora a situação é tal que não foram para fora no piquenique por mais de um ano e meio. " O exército do Paquistão finalmente levou a insurgência Taliban de Swat em julho de 2009. Desde então, ela fez campanha para mais meninas para ter a chance de ir para a escola.

Em entrevista no início deste ano, ela descreveu sua motivação. "Fiquei com medo o suficiente para ver fotos de corpos pendurados em Swat. Mas a decisão de proibir as meninas de ir à escola foi chocante para mim e eu decidi ficar contra as forças das atraso", disse ela.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails