domingo, 29 de junho de 2014

SOS BOIPEBA!!!!


Mega Projeto Imobiliário Fazenda Ponta dos Castelhanos, em processo de licenciamento no INEMA, põe em risco uma das maiores riquezas naturais e culturais da Costa do Dedê, com ameaça de dano irrecuperável. 
No próximo dia 03/07, às 09:00 hs da manhã, haverá uma importante audiência pública em Cova da Onça (São Sebastião) e precisamos do apoio de todos aqueles que quiserem e puderem colaborar, fazendo-se presentes, apoiando tecnicamente (engenheiros ambientais, ambientalistas, sociólogos, engenheiros agrônomos, engenheiros civis e arquitetos, economistas, etc) e/ou na divulgação que ajude a evitar esse absurdo antes que seja tarde demais.
No resumo do projeto constante do texto em destaque, você pode ter uma pequena visão do que estou falando. Tudo isso em uma APA (Área de Proteção Ambiental), uma natureza linda e exuberante, formada de manguezais, Mata Atlântica e uma costa ainda rica de frutos do mar. 
Só o campo de golf previsto terá 3.700.000 m² (TRÊS MILHÕES E SETECENTOS MIL M²), sem falar no pier para 152 embarcações junto a manguezais, aeroporto, loteamento e aproximadas 150 construções entre casas e pousadas com até três pavimentos (12 metros de altura), apontado por vários especialistas como uma interferência bastante agressiva no cenário natural, prejudicial à necessária integração entre os diversos ambientes naturais e sufocadora de povoados compostos de verdadeiras comunidades de pescadores com importantes rituais culturais preservados e que tendem a serem esvaziadas e transformadas em moradia de empregados do projeto, etc.
Certamente, esta não é a primeira vez que isso acontece no país e no mundo, mas, neste momento, esta é a que está em tempo de ser evitada.


Outros projetos semelhantes em ilhas vizinhas estão igualmente na fila de licenciamento pelos órgãos ambientais. 
Além dos riscos que estão sendo apontados, o licenciamento deste projeto é uma abertura de portas para todos os demais a ele semelhantes.
A população local está lutando como pode, mas venho aqui pedir o socorro de todos porque a força por trás desses empreendimentos imobiliários, sabemos, é imensa; e porque a natureza a todos pertence, assim como o direito de lutar por sua preservação. 


CIA
Impla
A con
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Olá Dimitri, já se passaram 2 anos e não acho nada atualizado na internet sobre esse assunto, você tem alguma informação? Se a PEC 65, que derruba o licenciamento ambiental for aprovada, temo que esse monstruoso empreendimento possa ser liberado, isso se já não começou! Obrigada, abs.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails