sábado, 28 de junho de 2014

DEZESSEIS ANOS NO MERCADO MODELO


Em 1975 abri a Galeria da Sereia, primeira do Pelourinho, enquanto o saudoso Deraldo hospedava sua Galeria 13 no Maciel. Despejado sem muita cerimônia pelo IPAC, fui para a Ladeira da Barra. Desastre financeiro, agravado por uma ligação mais do que perigosa com um casal de oportunistas baianos.

A partir de 1980, minhas divagações culturais encontraram no Mercado Modelo um porto seguro. Durante dezesseis anos apresentaria para turistas apressados e colecionadores de olhar perspicaz artistas que outros marchands ignoravam. 

Por meus modestos 7m2 passaram Eckenberger, J. Cunha, Bel Borba, Babalu, Murilo, Zilda Paim, Adriane Gallinari, Faróleo, Vauluizo Bezerra, Daniel di Paula, Antenor Lago, Emma Valle, gravadores populares como J. Borges, Amaro Francisco e mais alguns outros. A maioria é hoje reconhecida pelo público, alguns até com renome internacional.


Sofri, como todos os outros comerciantes, com o incêndio de uma noite de 1984, que levou em fumaça anos de trabalho. Sugeri a formação de uma associação de comerciantes, sendo um dos mais votados pelos colegas. 


Quando o subsolo do MM foi reaberto, propus transformá-lo em espaço cultural, logo aceito pela associação. A Aliança Francesa emprestou fotografias de Édouard Boubat e Bira Reis expôs instrumentos inspirados pelo mestre Smetak. As fotografias, derretendo pelo calor excessivo do lugar mal arejado, foram retiradas às pressas e as bailarinas de Bira quase desmaiaram pelo mesmo motivo. 
Nunca mais o espaço foi aproveitado. 
Pena, porque bastaria melhorar a ventilação deste extraordinário local.


Deixei o Mercado Modelo em 1996, empurrado por uma política de Turismo que afirmava “Prefiro quantidade à qualidade”. Os jovens artistas não teriam mais seu espaço no sedutor bazar. 
Mas ainda me restam as lembranças de um caloroso ambiente humano que tanto me ajudou a criar raízes no que é hoje minha terra.


Obrigado, amigos do Mercado Modelo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails