quinta-feira, 27 de março de 2014

CALÇADA PORTUGUESA

Calçada portuguesa

Parque das Nações, Lisboa
Parque das Nações, Lisboa
Calçada portuguesa ou mosaico português (também conhecida como pedra portuguesa no Brasil) é o nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios e dos espaços públicos de uma forma geral. Este tipo de passeio é muito utilizado em países lusófonos.
É um calcetamento feito com pedras de formato irregular, geralmente calcárias e basálticas, que podem ser usadas para formar padrões decorativos pelo contraste entre as pedras de diferentes cores. As cores tradicionais são o preto e o branco, embora se usem igualmente o castanho e o vermelho. Em certas regiões do Brasil é ainda popular o uso de pedras azuis e verdes.
A calçada portuguesa é uma herança histórica da cultura e da tecnologia de construção dos romanos, de que existem inúmeros vestígios em Portugal. A arte romana não se limitou à técnica empregada na pavimentação de vias de comunicação, mas também à arte decorativa. Com as características de aspecto com que hoje a conhecemos, a alçada portuguesa teve como o seu grande impulsionador o governador do castelo de S. Jorge em Lisboa, entre 1840 e 1846, o Tenente-General Eusébio Cândido Pinheiro Furtado.
No Brasil, este foi um dos mais populares materiais utilizados pelo paisagismo dos séculos XIX/XX, devido à sua flexibilidade de montagem e de composição plástica, bem como os padrões decorativos que produzem. A sua aplicação pode ser apreciada em projetos como o do calçadão da Praia de Copacabana (uma obra de Roberto Burle Marx) ou nos espaços da antiga Avenida Central, ambos no Rio de Janeiro.
A calçada portuguesa é descrita na obra “O Arco de Sant´Ana” de Almeida Garrett e referida no poema “Cristalizações” de Cesário Verde.

A técnica

Os calceteiros tiram partido do sistema de diaclases¹ do calcário para, com o auxílio de um martelo, fazerem pequenos ajustes na forma da pedra, e utilizam moldes para marcar as zonas de diferentes cores, de forma a repetirem os motivos em sequência linear (frisos) ou nas duas dimensões do plano (padrões). A geometria do século XX demonstrou que há um número limitado de simetrias possíveis no plano: sete para os frisos e 17 para os padrões. Um trabalho de jovens estudantes portugueses registrou, nas calçadas de Lisboa, 5 frisos e 11 padrões, atestando a sua riqueza em simetrias.
¹ Diaclases são fraturas que dividem as rochas em blocos e em relação às quais não se produziu deslocamento ou o deslocamento foi mínimo.
Calceteiros -- tudo começa assim
Calceteiros: tudo começa assim…
calceteirotrab1
Calceteiros a trabalhar, Lisboa (1907)
Calceteiros a trabalhar, Lisboa, 1907

Calceteiros -- 2

História

São as cartas régias de 20 de Agosto de 1498 e de oito de Maio de 1500, assinadas pelo rei D. Manuel I de Portugal, que marcam o início do calcetamento das ruas de Lisboa, mais notavelmente o da Rua Nova dos Mercadores (antes Rua Nova dos Ferros). Nessa época, foi determinado que o material utilizado devesse ser o granito da região do Porto, que, pelo transporte implicado, tornou a obra muito dispendiosa. Já no ano de 1842 foi feita em Lisboa uma calçada calcária, muito mais próxima da que hoje mais conhecemos e continua a ser utilizada. O trabalho foi realizado por presidiários (chamados “grilhetas” na época), a mando do Governador de armas do Castelo de São Jorge, o tenente-general Eusébio Furtado. O desenho utilizado nesse pavimento foi de um traçado simples (tipo zigzag), mas, para a época, a obra foi de certa forma insólita e então foram concedidas verbas a Eusébio Furtado para que os seus homens pavimentassem toda a área da Praça do Rossio, uma das zonas mais conhecidas e mais centrais de Lisboa, numa extensão de 8 712 m².
A arte portuguesa rapidamente se propagou por todo o País e respectivas colônias, subjacente a um ideal de bom gosto, tendo-se aprimorado o sentido artístico, que foi aliado a um conceito de funcionalidade, produzindo verdadeiras obras em espaços públicos. Ultrapassando fronteiras, os mestres calceteiros portugueses passaram a ser solicitados para executar e ensinar a arte em outros países.
O sucesso foi tal que, em 1986, surgiu em Lisboa a Escola de Calceteiros. Um local onde os criadores aprofundassem e aperfeiçoassem o trabalho.
Atualmente é reconhecida e apreciada internacionalmente como uma manifestação bem sucedida da cultura portuguesa. . Esta expressão cultural portuguesa é, pois uma herança histórica de um misto da cultura e tecnologia de construção dos romanos e dos árabes que se impôs em Portugal no século XIV durante o reinado de D. João II. Nesta expressão cultural está uma importante atividade extrativa artesanal e especializada com grande relevância social.

Detalhes

1319792277_236872552_1-CALCETEIROS-CALcADAS-alpiarca
1317942584_261360496_2-Calceteiros-Aveiro
Ericeira2
Pça Marquês de Pombal_Aveiro
Porto - Av dos Aliados 1
Imagem3
Imagem2
Coimbra 1Macau 4
calcada7Rio de janeiro
Lagos 1Estoril 2
Funchal 2Faro
Porto 1Nazaré
Macau 3Ponta delgada4 -  Açores
Macau 1Macau 6
FundãoImagem4
Braga 2Paço de Arcos
Ilha do Porto Santo - MadeiraDSC01988
Vila do CondeVila do Conde 2
Porto- Av dos Aliados 2Porto - Av dos Aliados 1
maria-rosario-fardilha-calcada-portuguesa-1
Lagos 3
Rio de Janeiro - Ipanema 2Lagos 2
Imagem6l1_LisboaRuaDaPrata_jpg

Localidades

Santarém 2
Santarém/PT
Av Olegário Maciel
Av.Olegário Maciel, Belo Horizonte/BR
Plaza de España, Olivença
Plaza de España, Olivença
rua tupis_bh
Rua Tupis, Belo Horizonte/BR
Rio de Janeiro - Copacabana 2
Rio de Janeiro/BR – Copacabana
Caicais 2
Cascais/PT
Bosque Portugal 1 - Curitiba
Bosque Portugal, Curitiba/BR
São Tomé das Letras_minas
São Tomé das Letras, MG/BR
Museu do Ipiranga, São Paulo
Museu do Ipiranga, SP/BR
carmelagross3__Laguna
Laguna, PR/BR
Tenderloin National Forest_Califórnia
Tenderloin National Forest, Califórnia.
Funchal - Ilha da Madeira
Funchal, Ilha da Madeira/PT
Macau 8
Macau
Praça do Bocage - Setúbal
Praça do Bocage, Setúbal/PT
Leiria
Leiria, PT
Tomar
Tomar/PT
Trajecto pela calçada portuguesa – Maputo. Moçambique_entrada Embaix Portuguesa
Maputo, Moçambique – entrada da embaixada
Trajecto pela calçada portuguesa – Ilha de Moçambique
Moçambique
Um trajecto pela calçada portuguesa - Ponta Negra - Ilha Terceira - Açores
Ponta Negra, Ilha Terceira, Açores
Trajecto pela calçada portuguesa – Newark. New Jersey. EUA -interior restau vila nova do sol mar
Newark/New Jersey. EUA, interior Restaurante Vila Nova do sol mar
Um trajecto pela calçada portuguesa - Foz do Arelho
Foz do Arelho, PT

Porto, PT
Um trajecto pela calçada portuguesa - Pequim
Pequim, China
Trajecto pela calçada portuguesa – Nova Iorque. NY. EUA
Nova York, E

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails