quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

RECIFE E A FIFA

Prefeitura do Recife desiste da Fan Fest e não vai investir no evento durante a CopaMarco Zero foi o primeiro local cogitado para receber o evento oficial da Fifa. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A PressEm nota oficial a FIFA lamentou a decisão e afirmou que os custos na estrutura da organização ficariam por conta da entidade
A ideia de ver a bola rolando fora do estádio, em um espaço exclusivo para shows e outras atrações gratuitas durante os jogos da Copa do Mundo, por enquanto, não vai acontecer no Recife. Isso porque a Prefeitura anunciou que não vai mais promover a Fan Fest, um dos eventos previstos pela Fifa para as cidades-sedes. A justificativa, de acordo com o Secretário de Esportes George Braga, é o alto investimento de R$ 20 milhões que seria integralmente retirado dos cofres públicos, sem nenhuma contribuição da iniciativa privada.
“Recife é totalmente a favor da realização da Copa e está à disposição para ajudar no que puder. Mas ponderamos sobre a Fan Fest e chegamos à conclusão de que não podemos arcar sozinho com esse valor. Vamos aguardar que a Fifa nos traga outras sugestões”, explicou o secretário em coletiva dada à imprensa, na manhã de hoje.

A Fifa foi avisada por telefone e não aceitou muito bem a desistência do Recife na promoção do evento, que faz parte do calendário oficial da Copa do Mundo. Ainda de acordo com Braga, a PCR chegou a oferecer novas propostas que incluíam a retirada da festa do Marco Zero para a Praça do Arsenal e, por último, para o Cais da Alfândega, além da diminuição de 30 para 17 dias de atrações. Tudo isso para tentar diminuir os custos.

Em seu pronunciamento oficial, a Fifa lamentou a decisão e afirma que os custos estruturais de toda a organização da Fan Fest seriam bancados pela entidade.

NOTA OFICIAL DA FIFA

Estamos muito surpresos com a notícia da decisão do Recife sobre a organização do FIFA Fan Fest. Nosso relacionamento com a sede Recife tem sido muito consistente e produtivo, com uma série de reuniões e workshops, sendo o último ocorrido em janeiro. Ao longo deste período de planejamento nos últimos três anos, nunca tivemos qualquer dúvida sobre o comprometimento do Recife em realizar um FIFA Fan Fest de sucesso.

Acreditamos ser uma pena que a população local perca a oportunidade de participar da experiência da Copa do Mundo da FIFA como um todo, especialmente aqueles que não possuem ingressos para um jogo. O FIFA Fan Fest proporcionou uma atmosfera vibrante para os milhões de torcedores locais se juntarem aos visitantes internacionais durante a Copa do Mundo da FIFA 2006 na Alemanha e na África do Sul em 2010.

A FIFA vem intimamente trabalhando em conjunto com as sedes para garantir que os custos para a organização do FIFA Fan Fest sejam reduzidos ao mínimo. Além disso, a FIFA fornece apoio financeiro significativo para todos os equipamentos de infraestrutura para o evento, incluindo o telão de alta definição, palco, sonorização e iluminação, bem como a promoção das sedes para o público internacional da Copa do Mundo da FIFA. A FIFA oferece o mesmo apoio a todas as sedes, sendo as únicas diferenças o investimento por parte das sedes com base no tamanho de seus eventos.

O FIFA Fan Fest é uma parte essencial da Copa do Mundo da FIFA, providenciando aos torcedores locais a oportunidade de vivenciar a experiência única da Copa do Mundo da FIFA em um ambiente seguro e animado, sem a cobrança de ingressos.

A FIFA está comprometida a trabalhar em estreita colaboração com as sedes para entregar este evento único para os fãs de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails