sábado, 25 de janeiro de 2014

UM MUSEU

  • Hiroshi Sugimoto Desenha seu Próprio Museu

Hermes
O museu perfeito, diz Hiroshi Sugimoto , é "um espaço muito simples." 
Quando se trata de museus, Hiroshi Sugimoto não mediu palavras.
"Este é o pior espaço que eu já encontrei", ele disse ao jornal antes de abrir uma retrospectiva de seu trabalho em Leeum Samsung Museu de Arte de Seul no ano passado. O artista japonês foi especialmente infeliz sobre uma escada rolante íngreme que desce para a galeria principal espaço do prédio OMA concebido. "Por que fazer isso? É terrível ", lamentou. "Sinto-me uma espécie de má vontade deste arquiteto."
Baseado entre Nova Iorque e Tóquio, o Sr. Sugimoto é mais conhecido como um fotógrafo de sereno, contemplativo marinhas preto-e-branco. Ele também é um artista conceitual, um colecionador de objetos a partir de fósseis pré-históricos de pergaminhos antigos, um encenador de peças de teatro de marionetes do teatro japonês, e, de tarde, o chefe de sua própria prática arquitetura. Em 2011, ele publicou um livro de arquitetura sobre os muitos museus que têm mostrado o seu trabalho, do Museu Hirshhorn, em Washington, DC, da Fondation Cartier, em Paris. Recentemente, ele tem sido ocupado construindo seu próprio museu, previsto para estrear na primavera de 2016.
Hiroshi Sugimoto
O artista está construindo seu próprio complexo do museu, chamado de Fundação de Arte Odawara, em um terreno litoral sudoeste de Tóquio. Veja mais fotos.
 POR enquanto, ele está satisfeito com a sua exibiçã em Seul, apesar da escada rolante de ofensa. "Eu ainda consegui fazer um bom show", disse ele da exposição, que vai até 23 de março.
2011 O livro do artista, um volume de língua japonesa chamada "Sense of Space", é semelhante a um Guia Michelin para o mundo da arte. Oferece comentários-e classificações de estrelas de cinco da arquitetura do museu pelos gostos de Mies van der Rohe, Renzo Piano e Jean Nouvel. O museu ideal, segundo o Sr. Sugimoto, é "um espaço muito simples", exemplificado pelo boxlike Kunsthaus Bregenz de Peter Zumthor, um edifício de "cinco estrelas" na Áustria. Menos ideal é além de Daniel Libeskind para a Royal Ontario Museum de Toronto, cheio de paredes interiores perplexingly inclinados. Não há uma "parede para pendurar minha arte", o Sr. Sugimoto reclamou em novembro passado na Sociedade da Ásia, em Hong Kong, falando para uma audiência que incluía o chefe dessa instituição canadense, Janet Carding, junto com Glenn D. Lowry, do Museu de Nova York de Arte Moderna e Caroline Collier de museus Tate do Reino Unido.
Hiroshi Sugimoto
Kunsthaus Bregenz de Peter Zumthor na Áustria é um museu 'cinco estrelas', de acordo com o Sr. Sugimoto. Veja mais fotos.
Sr. Sugimoto fundou sua prática arquitetura em Tóquio há vários anos, depois de receber pedidos para projetar estruturas desde restaurantes a museus de arte.Porque ele não tem uma licença arquitetônico se-uma permissão oficial exigiria anos de treinamento, ele contratou três jovens arquitetos qualificados para ajudá-lo a executar a sua visão.
Vestindo chapéu do seu arquiteto, ele tem até agora reinventados um santuário xintoísta abandonado na ilha de Naoshima; criou a entrada de um edifício comercial com 500 toneladas de rocha escavada da China; projetado uma filial do tradicional restaurante japonês Kanetanaka em Tóquio, e em forma os interiores e jardim da Foto Museu Izu na província de Shizuoka. Este último espaço, o artista notável, é novamente "muito simples", com ênfase no que ingrediente arquitetônico muito importante, claro.
"Até não muito boas obras de arte poderia ser pendurado aqui e ele vai olhar como a arte de primeira classe", brincou em seu discurso.
Ele aplicou sua estética de design para o seu próprio complexo do museu, chamada Fundação Odawara Art, que será definida em 9.500 metros quadrados de terreno costeiro em Odawara, Kanagawa, menos de passeio trem-bala uma hora a sudoeste de Tóquio.O projeto, cujo custo Sr. Sugimoto recusou-se a divulgar, inclui uma porta original do século 15 de entrada, um espaço de exposição minimalista, uma casa de chá japonesa moderna, e um teatro Noh contemporâneo, com uma fase que parece flutuar acima do mar.
Há também um túnel subterrâneo de 70 metros, a partir do qual o nascer do sol será visível em apenas um dia por ano, durante o solstício de inverno, em dezembro. "Isso está relacionado às memórias da cultura antiga da civilização humana", disse Sugimoto, que compara a configuração do site para land art.
Dentro do espaço de exposição, que tem a forma de uma caixa retangular de 100 metros de comprimento que se projeta em direção ao Oceano Pacífico, o artista planeja exibir 100 fotografias em miniatura de sua famosa série "Paisagens marítimas", com a exposição permanente nas paredes principais para uma vista do chão ao teto de horizonte. "A vista é um 'Seascape'", disse ele em seu discurso.
Hiroshi Sugimoto
Espaço de exposição da Fundação de Arte Odawara vai sobressair em direção ao Oceano Pacífico.  Veja mais fotos.
Embora a estrutura vai realizar seu próprio sonho do espaço do museu perfeito, ele também pode servir a um propósito prático para o artista, que completa 66 no próximo mês.
"Uma idéia é esta é a minha garantia financeira", disse Sugimoto. "Mesmo se eu ficar velho e eu sou deficiente, eu posso sentar aqui e continuar a fotografar os meus" marítimas ". "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails