quinta-feira, 31 de outubro de 2013

VIOLÊNCIA NA BARRA

 AFETA TURISMO EM SALVADOR

http://www.genteemercado.com.br/wp-content/uploads/2013/10/barra-300x173.jpg
Sara Barnuevo

Os últimos acontecimentos violentos ocorridos no Porto da Barra podem prejudicar o turismo na cidade. Violência, drogas, prostituição e número expressivo de moradores de rua são o retrato cada vez mais comum do bairro que é considerado o cartão postal da cidade e ponto de referência de turistas. “Queremos medidas urgentes do Estado e do município” para resolver este grave problema, reclama o presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur) e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte, Silvio Pessoa.
Ele observa que notícias envolvendo arrastão tem um forte poder de se espalhar pelo país, o que significa prejuízo a curto prazo para o destino. “A Barra deve ser tratada como a menina dos olhos do setor público”, reivindica, destacando que o bairro é o termômetro do turismo na cidade.
Reconhecido como um dos grandes nomes do turismo no Estado, o ex-secretário Paulo Gaudenzi se mostra também preocupado com as notícias da violência na cidade. “Nunca tinha visto nada deste tipo na Bahia, a violência aumentou muito em todo o Brasil e as pessoas lá fora questionam se é seguro vir para a Copa de 2014”, comenta, tomando como exemplo o Egito, país que tinha no turismo uma das suas principais receitas e que após a violência no final do governo do presidente Hosni Mubarak, em 2011, deixou de receber estrangeiros, agravando a situação do país.
O receio do trade é que o tão sofrido turismo em Salvador continue na UTI. Numa cidade em que o turismo é um dos principais geradores de receita, perda de visitantes significa menos dinheiro circulando e, com isso, desemprego.


http://www.genteemercado.com.br/wp-content/uploads/2013/10/temporada.jpg
Sara Barnuevo

Uma publicidade no site do Ministério do Turismo despertou a ira dos empresários do setor. Isso porque o Ministério colocou em sua página oficial as mais diversas opções de hospedagem nas cidades-sedes da Copa de 2014, entre elas residências particulares para aluguel por temporada. “Como hoteleiro, entendo como uma concorrência nociva e predatória a um segmento que já sofre com graves problemas que assolam o turismo brasileiro, com a queda frequente de turistas nas cidades do Nordeste e com a tendência de piorar neste Verão que se aproxima, diante dos valores exorbitantes cobrados pelas Cias aéreas”, frisa o diretor- da Rede Sol Express de Hotéis e Resorts, Silvio Pessoa.
À frente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte, Pessoa encaminhou correspondência ao ministro Gastão Vieira reclamando da iniciativa do órgão federal e chamado de invasores os proprietários particulares que colocam seus imóveis para aluguel, destacando que estes em “nada contribuem para o desenvolvimento do turismo em nosso País”.
No documento, o dirigente conclama o ministério a retornar a suas funções “consolidar a Política do Turismo no Brasil, criando infraestrutura nos destinos, revendo a política de fechamento dos céus do Brasil para empresas aéreas estrangeiras, promovendo e divulgando os destinos indutores do turismo, para que os meios de hospedagem formalizados, que realmente contribuem para o crescimento e desenvolvimento do turismo brasileiro, não paguem a conta enquanto os informais ficam com os lucros”.
Errado ou não, o certo é que cresce o número de imóveis particulares para aluguel por temporada em Salvador. Atualmente existem mais de 500 anúncios desse tipo em sites especializados.


NOTÍCIAS
29/10 - 08:26hs
QUEDA NO NÚMERO DE TURISTAS ESTRANGEIROS SINALIZA CRISE NO TURISMO BAIANO 
http://www.aloalobahia.com/wp-content/uploads/2013/02/Aeroporto_Foto_RobertoAbreu_agecom-2.jpg

O setor de turismo na Bahia vem perdendo força desde 2010 com a redução do número de turistas internacionais que visitam o estado e da movimentação no Aeroporto Internacional de Salvador.

O número de turistas estrangeiros que visitam a Bahia caiu de 161 mil, em 2011, para 138 mil em 2012, uma redução de cerca de 15%, segundo o Anuário Estatístico- 2013, publicado pelo Ministério do Turismo. Destes o maior número de argentinos, seguidos de Italianos e portugueses. 

Com relação ao movimento de passageiros no aeroporto internacional de Salvador verifica-se uma redução de 6% entre janeiro e setembro de 2013, em relação a igual período de 2012, segundo dados da Infraero. A movimentação de passageiros internacionais no aeroporto Internacional de Salvador caiu em aproximadamente 8% entre janeiro e setembro de 2013, em relação a 2012.

Já a taxa média de ocupação dos principais hotéis de Salvador, que em 2011 era de 67,2, caiu para 61,3 em 2012, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte.

Anteriormente o Estudo de Demanda Turística Nacional – 2012 da Fipe, publicado pelo ministério do Turismo, havia indicado que Salvador perdeu o posto de destino turístico mais desejado do Nordeste para Fortaleza.

A pesquisa aponta que os destinos mais desejado do Brasil são: Fernando Noronha (13,3%) Fortaleza (10,9%), Rio de Janeiro (10,7%) e Salvador (7,0%).

Além disso, o estudo demonstra que Fortaleza superou Salvador como o destino mais visitados entre os turistas que ganham entre 4 e 15 salários mínimos e acima desse valor, que são os turistas com mais poder aquisitivo. Salvador ainda permanece na liderança entre os que ganham entre 0 e 4 salários mínimos.

Veja também: É hora de revolucionar a política de turismo na Bahia e em Salvador


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails