quarta-feira, 24 de julho de 2013

RISADA INOPORTUNA

HOJE, QUARTA-FEIRA, O JORNAL A TARDE PUBLICOU UMA FOTO DE LULA E DILMA AMBOS COM COCAR INDÍGENA NA CABEÇA, AMBOS OBVIAMENTE ACHANDO GRAÇA, RIEM SEM O MENOR CONSTRANGIMENTO.
ORA, O COCAR NÃO FANTASIA DE CARNAVAL. SEGÚN O GOOGLE:
"Cocar diz-se do adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionada de penas presas a uma tira de couro ou de outro material...
...Sua beleza era considerada de importância secundária, o valor real do cocar estava em seu suposto poder para proteger o usuário. O cocar é de uso apenas para ocasiões especiais e é altamente simbólico.

O cocar é conquistado por meio de atos de coragem na batalha, as penas significavam os próprios atos. Alguns guerreiros poderiam ter obtido apenas dois ou três penas de honra em toda a sua vida, pelo fato da alta dificuldade para conquistá-los. O cocar também foi uma marca maior de respeito, porque nunca poderia ser usado sem o consentimento dos líderes da tribo. Uma grande honra, por exemplo, foi recebido pelo guerreiro que foi o primeiro a abater um inimigo no campo de batalha, por isso significava que o guerreiro estava bem na frente de combate. Penas foram entalhadas e decoradas para designar um evento e conta histórias individuais, como matar, capturar arma e escudo de um inimigo, e se o ato tivesse sido feito a cavalo ou a pé..."
INFORMAÇÕES QUE OS DOIS PARECEM IGNORAR OU DESPREZAR. COCAR É SÍMBOLO DO ÚNICO POVO QUE  PODE SE GABAR DE SER REALMENTE BRASILEIRO. A TERRA DELES FOI INVADIDA E SEUS VALORES FOLCLORISADOS.  É BOM TAMBÉM LEMBRAR QUE PESQUISAS DE DNA REVELAM QUE 87% DOS BRASILEIROS DE HOJE TÊM SANGUE DE ÍNDIO.
ENTÃO, POR FAVOR, UM POUCO MAIS DE RESPEITO A SEUS ANTEPASSADOS.


"Acima, vocês veem Luiz Inácio Apedeuta da Silva, Dilma Rousseff e o governador do Amazonas, Omar Aziz, durante inauguração da ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba. A obra custou R$ 1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída. A presidente aproveitou a ida ao estado para anunciar o envio de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga até o ano de 2073 a Zona Franca de Manaus. Logo o PT estará tomando decisões para os próximos mil anos… No discurso, ela disse que os outros presidentes quase acabaram com o benefício, que Lula o reabilitou etc e tal — é a cascata costumeira do nunca antes…

A foto revela autoridades têm uma certa visão turística do Brasil — ou de regiões do país. No Nordeste, chapéu de vaqueiro; no Amazonas, cocar… Vejam que Omar Aziz não paga o mico. Por que os governantes não se vestem de malandros da Lapa quando estão no Rio e de cantadores de viola quando em São Paulo?
A foto, de Roberto Stuckert Filho, fotógrafo oficial da Presidência, indica ainda, de maneira inequívoca, que o petismo está obeso. Caciques com essa circunferência teriam de levar uma guerra com a barriga… E não levam?..."

Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails