sábado, 4 de maio de 2013

JOGADOR DO BASQUETE SAI DO ARMÁRIO


JOGADOR DE BASQUETE DA NBA, JASON COLLINS, FAZ HISTÓRIA E SE ASSUME GAY





O jogador de basquete Jason Collins agitou os bastidores da NBA nesta semana ao se tornar o primeiro atleta em atividade nas quatro maiores ligas esportivas dos Estados Unidos (basquete, hóquei, beisebol e futebol americano) a se assumir homossexual. A revelação foi feita em uma entrevista à revista Sport Illustrated, que será publicada no dia 6 de maio.
“Sou um pivô de 34 anos da NBA. Sou negro. E sou gay. Não tinha a intenção de ser o primeiro atleta assumidamente gay a jogar em uma grande liga americana. Mas agora que sou, estou feliz em começar essa conversa. Não desejava ser a criança do colégio a levantar a mão e dizer: ‘Eu sou diferente’. Mas ninguém fez, então estou levantando minha mão”, explicou Jason Collins.
Nesta temporada, o pivô atuou por Boston Celtics e Washington Wizards, onde foi companheiro de equipe do brasileiro Nenê. Ao longo de sua carreira na NBA, Jason Collins defendeu seis equipes diferentes e, após encerrar o contrato com a equipe da capital dos Estados Unidos, ainda tem o futuro indefinido. O jogador manifestou o desejo de permanecer na liga americana, na qual também recebeu apoio pela decisão tomada.
“Conhecemos a família Collins desde que Jason e Jarron (irmão do pivô) ingressaram para a liga em 2001. Jason tem sido um atleta exemplar e muito respeito por seus companheiros ao longo de todos estes anos. Estamos orgulhosos que ele tenha assumido a posição de liderança em uma questão tão importante como essa”, declarou David Stern, presidente daNBA.
Ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton também falou sobre o assunto e elogiou a postura adotada por Jason Collins, que foi colega de colega de sua filha Chelsea na faculdade. “O anúncio de Jason é um momento importante para o esporte profissional e para a história da comunidade LGBT. Espero que todos, especialmente os colegas de Jason na NBA, a imprensa e seus fãs deem a ele o apoio e o respeito que ele merece”.
O Presidente Obama telefonou para o atleta, para parabenizá-lo pelo exemplo e coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails