quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MICHAEL MOORE E O PALESTINO


Michael Moore diz que diretor palestino que disputa Oscar foi detido em Los Angeles
Michael Moore. Foto: Claudio Onorati
Michael Moore. Foto: Claudio Onorati
De acordo com o cineasta Michael Moore, o diretor palestino indicado ao Oscar Emad Burnat e sua família foram detidos pela política de imigração americana, no Aeroporto Internacional de Los Angeles, na noite desta terça-feira. Moore reportou o incidente em sua conta do Twitter.

Burnat estaria acompanhado de sua mulher e seu filho de 8 anos de idade, chegando aos Estados Unidos para comparecer à 85ª cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que acontece neste domingo.

"Disseram a eles que não tinham o convite apropriado para ir ao Oscar. Apesar de ele (Burnat) ter apresentado o convite dos nomeados para a cerimônia, isso não foi bom o suficiente, e ele foi ameaçado de ser deportado para a Palestina", relatou Michael Moore.

Emad Burnat está concorrendo ao Oscar 2013 com o seu filme Cinco câmeras quebradas (2011) na categoria de melhor documentário. Ele dirigiu o longa com o cineasta israelense Guy Davidi. O documentário foi premiado também no Festival de Sundance de 2012.

"Aparentemente, os oficiais da imigração não conseguiram entender como um palestino conseguiu ser indicado a um Oscar. Emad me mandou uma mensagem para ajudá-lo", protestou Moore, que prosseguiu: "Liguei para funcionários da Academia que contactaram advogados. Falei para Emad dar o número do meu telefone aos oficiais e pronunciar meu nome diversas vezes".

Michael Moore contou que depois de mais de uma hora, os policiais decidiram libertar Burnat e sua família e disseram que poderiam ficar em Los Angeles para a semana, desejando ainda boas-vindas aos Estados Unidos.

"Não há nada que eu já não esteja acostumado. Quando você vive sob ocupação, com nenhum direito, isso é corriqueiro", teria desabafado Burnat com Moore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails