domingo, 24 de fevereiro de 2013

ERNST HAAS


Em 1949, pouco depois de começar a  fotografar, o austríaco Ernst Haas (1921-1986) chamou a atenção de revistas como a LIFE e atraiu os olhos aguçados do lendário Robert Capa, que o convidou para a recém-criada agência Magnum. Além dos fundadores, Haas foi um dos primeiros integrantes da famosa agência.

No começo dos anos 50, Haas começou a fotografar em cores e impor o seu estilo. O ensaio “Images of a Magic City”, sobre Nova York, foi publicado em duas partes na LIFE, em 1953. Esse marco da fotografia editorial trazia um conceito de ensaio sem amarras jornalísticas. Suas imagens vibrantes e extremamente saturadas são também, paradoxalmente, carregadas de leveza e subjetividade.

Em 1962, o MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) fez uma exposição individual de Haas. “Ernst Hass Color Photography” teve a curadoria do diretor do departamento de fotografia do museu, John Szarkowski, que, em release para a imprensa, disse: “Nenhum fotógrafo teve tanto sucesso ao expressar uma alegria plena através do seu olhar”.
Haas enfatizava que a fotografia colorida era “uma nova filosofia do olhar. Não é jornalismo, é poesia visual”. Isso era no começo dos anos 60, quando a fotografia colorida era pouco empregada. Nas décadas de 60, 70 e 80, Ernst Haas se dedicou a fotografar o cinema, campanhas publicitárias e editoriais. Suas fotos das filmagens de Os Desajustados (1961), com Clark Gable e Marilyn Monroe, são célebres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails