sábado, 26 de janeiro de 2013

A ARENA VAI SER UM ESTORVO!


Arquiteto diz que Arena Castro Alves vai ser um transtorno para Salvador

por
Daniela Pereira
Publicada em 25/01/2013 08:14:23
O projeto da Arena Castro Alves, voltada para o mar da BahiaO projeto da Arena Castro Alves, voltada para o mar da BahiaA polêmica 

envolvendo o projeto da Arena Castro Alves parece estar longe do fim. Enquanto o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, defende a implantação do projeto na comunidade do Centro Antigo, alegando que a Arena não seria criada no meio da praça e que não causaria algum tipo de transtorno ao local, o Instituto dos Arquitetos do Brasil - Bahia (IAB-BA) demonstra-se totalmente contra a construção, pontuando irregularidades na acessibilidade, na sonoridade do local e no processo de escolha do projeto.
A Secretaria de Turismo propõe que a arena seja implantada na encosta que liga as cidades Baixa e Alta, entre a Rua do Sodré e as ladeiras da Conceição e da Preguiça, a cerca de 50 metros da Praça Castro Alves.

Como está a área onde seria implantada a Arena Castro Alves
A Arena Castro Alves será um espaço multiuso, que poderá sediar shows de música, espetáculos teatrais e de outras linguagens artísticas e manifestações culturais.
Além disso, o projeto prevê a implantação de áreas para oficinas de teatro, cenografia e sonoplastia. A construção é apresentada pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) como uma das principais diretrizes do plano de reabilitação do Centro Antigo de Salvador, que propõe a implantação de unidades habitacionais na região.
Apesar das vantagens apresentadas pelo órgão, o presidente do IAB, Nivaldo Andrade, pontuou os futuros problemas causados pela execução do projeto. “Estamos falando de um grande projeto para uma área central da cidade, que não foi discutido com a população. Caso esta Arena, com capacidade para abrigar cerca de 5 mil pessoas, seja construída, teremos problemas no trânsito, na questão da sonorização e acessibilidade. Concordo que a região precisa ser revitalizada, mas não desse jeito”, afirmou.
Diante da polêmica, Leonelli orientou os técnicos da Setur e Bahiatursa a marcar uma nova reunião para reapresentação do anteprojeto da Arena Castro Alves à comunidade do Centro Antigo. De acordo com o secretário, assim que tomarem conhecimento do projeto real, poucos serão os que ficarão contra a implantação do equipamento.
“Se a petição pública contra a implantação da arena representar a vontade da maioria, não teremos dificuldade de retirar o projeto eaproveitar o recurso em outro lugar. Entretanto, antes de protestar contra o projeto, talvez fosse bom conhecê-lo melhor. Longe de contribuir para a confusão, bagunça e sujeira, como dizem os que estão protestando, a arena funcionará como ponto de contemplação de espetáculos de música e teatro, de mostras de artes plásticas, de forma limpa, organizada e não poluente”, explica Leonelli, em nota à imprensa.
O projeto já foi apresentado à comunidade durante uma das cinco audiências públicas para apresentação da proposta de requalificação das ruas adjacentes à Rua Chile, das quais a Setur está responsável pela elaboração.
Segundo Nivaldo Andrade, as irregularidades são apontadas desde o modo da escolha do projeto, que segundo ele deveria ter sido feita através de concurso público. “Várias praças e construções da cidade tiveram os projetos aprovados através de concurso público. Não há motivos para esse projeto ser diferente. Além disso, precisamos ficar atentos aos transtornos que causará à cidade. Vamos imaginar o trânsito do centro de Salvador, misturado a cerca de 5 mil pessoas. Tenho certeza que, invés de contribuir com a revitalização do local, essa Arena vai piorar tudo. O Hotel Fasano, previsto para se implantar na região, com certeza será incomodado pelo barulho das apresentações”, afirmou.
Sobre as discussões em torno da Arena, o secretário explicou que “trata-se da recuperação de uma área degradada e de uma instalação que, longe de congestionar, vai aliviar a Praça Castro Alves durante os eventos que ali serão realizados. E quanto à perturbação das salas de cinema, é simplesmente impossível isso acontecer, dado que todo som será propagado em direção à Baía de Todos-os-Santos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails