segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

RETALHOS 83



Deslumbrante, comovente, poética, inovadora... Não tenho palavras para falar da exposição de brinquedos no Museu de Arte da Bahia. A coleção do fotógrafo David Glat é de nível internacional. Imperdível!

Em véspera de eleições municipais,  Joselito Crispim, fundador do Grupo Bagunçaço, nos Alagados (bairro do Uruguai), convidou os três candidatos. O Mário Kertész veio, o ACM Neto também. O Nelson Pelegrino se desculpou pelo excesso de compromissos.

Nunca apreciei vídeocassetadas, pegadinhas e trotes. Geralmente ostentam perigosas quedas de crianças, obesos e velhos com prováveis conseqüências desastrosas. Os responsáveis nunca parecem se preocupar com o susto de quem possa sofrer do coração ou esteja emocionalmente desequilibrado. Triste exemplo foi o suicídio de uma humilde enfermeira após ter sido vítima do trote de dois locutores de rádio australiana. De origem indiana, casada e com dois filhos, Jacintha estava em Londres desde 2002. Considerada como muito católica, gentil e discreta, dividia seu lanche com os pacientes e rezava por eles. É evidente que dificuldades de adaptação, ocasionalmente objeto de preconceito e elevado sentido do dever, foram o coquetel que a levou a tão triste ato. Está mais do que na hora do rádio e a televisão repensarem seu papel na sociedade.

Os dez melhores filmes do ano pela conceituada revista “Les Cahiers du Cinéma”

1. Holy Motors, de Leos Carax
2. Cosmopolis, de David Cronenberg
3. Twixt, de Francis Ford Coppola
4. 4:44 Last day on earth, de Abel Ferrara
4. In another country, de Hong Sang-Soo
4. Take shelter, de Jeff Nichols
7. Go go tales, de Abel Ferrara
8. Tabu, de Miguel Gomes
9. Faust, de Alexander Sokurov
10. Keep the lights on, de Ira Sachs 
http://ads.img.globo.com/RealMedia/ads/Creatives/default/empty.gif
A Praça Castro Alves vai ganhar uma arena de shows até a Copa. Essa é a promessa do governo. O Escritório de Referência do Centro Antigo prevê mais 26 projetos para a Copa. Desses, só cinco estão hoje em andamento ou contratados. Uma arena de espetáculos para 5 mil pessoas e um mirante para aproveitar a vista da Baía de Todos os Santos. O novo projeto para a Praça Castro Alves será apresentado esta semana pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), após liberação de R$ 25 milhões do Ministério do Turismo. A previsão é iniciar as obras no primeiro semestre do ano que vem e, junto com uma coleção de outros 25 projetos, entregar tudo até o Mundial de 2014. “Todos os projeto têm previsão até a Copa”, garante Beatriz Lima, coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo. (Anderson Sotero).
Que a Secretaria Estadual de Turismo esteja envolvida neste projeto não há de surpreender ninguém. Quem não deve ficar encantado pela iniciativa é a luxuosa rede de hotéis Fasano. Ninguém estranhe se desistir de Salvador. Quanto ao conjunto de cinemas do Glauber Rocha, é melhor o Cláudio Marque colocar as chaves debaixo da porta e tomar outro rumo.

Nos anos 90, fui obrigado a entrar com processo no Ministério Público. “Alguém” tinha colocado gambiarras luminosas na fachada da Igreja de São Francisco, sem hesitar em furar os antigos azulejos. Claro que ganhei a parada sem dificuldade. Ao que parece estamos novamente com um abacaxi nesta mesma fachada. A Conder, que a priori não tem o mínimo preparo para intervir num patrimônio da Unesco, tomou a responsabilidade de iluminar a dita fachada. Tudo bem. Só que para tanto, colocou rampas elétricas nos vários níveis da fachada. Como segurá-las? Muito simples: com pelo menos uns cem parafusos... furando a tricentenária pedra de arenito. Cadê a fiscalização de profissionais? O Iphan foi consultado? Deu parecer favorável?

Uma usuária se queixa: “No dia 06/12 às 11h20, o ultimo ferry saiu de Salvador às 10h30, conforme informação da bilheteria. Não havendo mais ferry, colocaram lanchas em condições duvidosas, completamente cheias saindo de Bom Despacho, para o Comercio. A única lancha que saiu depois disso foi às 12 horas. Acontece que quem vai para São Joaquim não quer ir para o comercio. Os trabalhadores ou quem tem horário é obrigado a ir na lancha e pagar novo transporte. O  ferry seguinte estava previsto para 13horas, saiu às 13h40. Além disso, quem prefere esperar o ferry tem que ouvir 'supostos funcionários' fazerem comentários e usarem palavras inadequadas (burros, idiotas, que vão ficar esperando...) e ficam encaminhando as pessoas para lancha. No local de embarque chegou um cadeirante, e não há como cadeirantes, ou pessoas com dificuldade de locomoção, viajar na lancha.Tentamos falar com funcionário da Agerba. Acredite, não havia nenhum e para fazer a reclamação era necessário subir as escadas??? Cadeirante!!! Agradeço e desejo muita coragem e sucesso na luta pelo patrimônio soteropolitano".

 Em decisão inédita do Tribunal de Justiça da Bahia a construtora CittàVille SPE Empreendimentos Imobiliários, do Grupo OAS, foi condenada a indenizar consumidores que ajuizaram ação judicial em razão do atraso da entrega do empreendimento Villa Alegro. O contrato de compra e venda dos imóveis tinha data de entrega para agosto de 2010 e até a presente data o empreendimento não ficou pronto em razão de problemas ambientais com o IBAMA e o Ministério Público Federal. Os consumidores ajuizaram a ação em dezembro de 2010 por sentirem-se prejudicados com o atraso e, com base no Código de Defesa do Consumidor, conseguiram o reconhecimento dos seus direitos na Justiça. A sentença da 9ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Salvador condenou a construtora a pagar aluguéis aos consumidores, por cada mês de atraso, juros e multa de mora e ainda uma indenização por danos morais. Tiago Bengard Carvalho Feitosa, funcionário público e um dos autores da ação comemora a significativa conquista judicial: “O atraso da obra prejudicou muito os meus projetos pessoais, em especial o plano de casamento, que teve que esperar por mais de um ano!” O Advogado dos consumidores, Henrique Guimarães, patrono da ação, e que representa também consumidores de outros 60 empreendimentos em atraso em Salvador,também comentou a decisão:“Esta é uma prova de que podemos e devemos acreditar na justiça! Os consumidores possuem uma gama de direitos trazidos pelo CDC, mas que a maioria das pessoas desconhece, por isso acaba sujeitando-se a diversos abusos contra os seus direitos”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails