segunda-feira, 26 de novembro de 2012

QUANDO PINA BAUSCH ENCONTROU GLUCK

PASSEANDO PELO YOUTUBE A CATA DE ÓPERAS BARROCAS, ACABEI DESCOBRINDO ESTA PÉROLA: O FINAL DA ÓPERA "ORFEU E EURIDICE" DE CHRISTOPH WILLIBALD GLUCK INTERPRETADO PELA FABULOSA PINA BAUSCH.




SOBRE ESTE IMPORTANTE COMPOSITOR, ENCONTREI NO GOOGLE ESTAS INFORMAÇÕES:

Christoph Willibald Gluck (Berching2 de julho de 1714 - Viena15 de novembro de 1787) foi um compositor musical alemão

Gluck iniciou estudos de matemática e filosofia em Praga aos dezessete anos, mas deixou Praga sem obter um diploma. Não há registros sobre sua vida até o ano de 1737, quando foi estudar música em Milão com Giovanni Battista Sammartini. A cidade era um importante centro operístico e não demorou até que Gluck apresentou sua primeira obra,Artaserse, em 26 de dezembro de 1741, com libreto de Metastasio.

"...A ocasião para levar à cena uma ópera reformada ocorreu em 1762 por ocasião dos festejos em homenagem ao imperador Francisco I (1708-1765), marido de Maria Teresa. O libreto de Orfeo ed Euridice era radical. Ao contrário de todas as versões anteriores da lenda grega levadas aos palcos, a ação começa com Euridice já morta. Os personagens são reduzidos a três: além de Orfeo e Euridice, o deus Amor. A poesia era simples, leve e nobre e o coro desempenhava papel fundamental em toda a trama. Além do teatro clássico, a obra se inspirava na tragédia francesa.

Orfeo ed Euridice teve imensa repercussão em toda a Europa e tornou seus autores imediatamente famosos. Em 1767, Gluck e Calzabigi levaram ao palco mais uma ópera reformada, Alceste. No libreto, incluíram um manifesto que expressava as intenções de ambos e justificava a necessidade da reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails