sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PODER DE DECISÃO


Cheguei à sofisticada loja de móveis em busca de uma mesa de centro de madeira.
Atendeu-me uma vendedora de olhos violetas e nasalado sotaque paulistano, ostensivamente segura de sua capacidade de influenciar minha decisão de compra com seu charme e sua beleza.
Como não havia mesa de centro que me interessasse, ela me mostrou, olhando-me fixamente e sorrindo sedutoramente, uma mesa de centro de vidro e aço escovado.
Declinei polidamente; não era o que eu estava procurando.
Ela não se deu por vencida.
Intensificou o olhar e o sorriso, com um movimento elegante passou os longos cabelos louros, cascateantes, de um lado para o outro da cabeça e disse, enfaticamente:
- Mas é o que está se usando.
- Até quando? - perguntei.
- Como?
- Até quando este tipo de mesa vai ser usado?
- Como assim?
Ela parou e pensou. A possibilidade dessa pergunta provavelmente nunca havia lhe ocorrido.
- Ah, não sei... – e sorriu.
O sorriso continha uma busca forçada de cumplicidade, como se pretendesse dizer: “Entendi aonde quer chegar; sou tão inteligente quanto você.”
- Bem, se a senhora não sabe até quando este tipo de mesa vai ser usado, não posso comprá-la. Se daqui a dois ou três anos deixar de ser usada, como eu fico?
Dei bom-dia e saí da loja.
Ela me seguiu com os olhos, perplexa, tentando compreender meu comportamento.
Certamente não estava previsto em seu treinamento de vendas.

Marcos A. P. Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails