terça-feira, 7 de agosto de 2012

"A CULTURA EM SALVADOR....

... tem que ser levada à sério!”, diz presidente do IAB-BA



O presidente do IAB-BA é um dos debatedores convidados para o ‘Fórum de Pensamento Crítico – Cidades & Patrimônio’ na Faculdade de Medicina do Terreiro, Centro Histórico de Salvador, em 17 de agosto próximo, quando se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Cultural em todo o Brasil

“É incompreensível que Salvador, com 463 anos, sendo a primeira capital do país, com o acervo e a produção cultural que tem na sua história, ainda não tenha uma Secretaria de Cultura, um Conselho Cultural e uma legislação própria para atender às suas demandas culturais, como já existem nas principais cidades brasileiras”.

Com essas palavras, o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Bahia (IAB-BA) e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nivaldo Andrade, sintetiza as propostas que a instituição apresentará à população e aos candidatos a prefeito de Salvador no intuito de melhorias efetivas para a capital baiana.

“Até o final deste mês (agosto, 2012) lançaremos um blog com essas opiniões vindas dos mais variados setores da sociedade e sugestões-soluções para termos uma cidade melhor”, explica Andrade. Atualmente o IAB-BA congrega 1,5 mil afiliados, mas a participação nos debates é ampla e irrestrita.

“Além de arquitetos e urbanistas, teremos contribuições do antropólogo Ordep Serra – professor da UFBA e conselheiro estadual de Cultura –, e de personalidades dos mais variados campos do conhecimento e segmentos profissionais da cidade”, diz o presidente. Os encontros acontecem semanalmente na sede do órgão, localizada na Avenida Lucaia, nº 317, Edifício Raphael Gordilho, sala 203. “Hoje (dia 7) já acontece mais uma reunião às 17h30”, avisa Nivaldo.

O IAB-BA estará presente ainda no ‘Fórum de Pensamento Crítico – Cidades & Patrimônio’, que acontecerá na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, em 17 de agosto próximo, quando se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Cultural em todo o Brasil. Andrade será um dos debatedores. “É excelente propor e executar um evento como este, principalmente em um ano eleitoral e diante da cidade que temos”, avalia Nivaldo.

O presidente do IAB-BA ressalta que o fórum discutirá as ‘cidades baianas’ e não somente Salvador. Para ele, a Bahia – com tamanho similar à França – dispõe de variado e riquíssimo acervo arquitetônico e urbanístico que merecem políticas municipais de proteção sérias e comprometidas.

“Um dos exemplos é o centro de Cipó, que detém magnífico conjunto do estilo art déco, um dos mais conservados do Brasil e para o qual pedi o tombamento ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)”, lembra Andrade. Os bens tombados ou registrados como patrimônios da Bahia têm prioridade nas linhas de financiamento municipais, estaduais, federais e até internacionais.

“Outro exemplo é Caetité, cujo centro histórico está sendo tombado, além de Cachoeira e São Félix que são Patrimônio Nacional via MinC, Santo Amaro, Barra, Juazeiro, Porto Seguro, as cidades da Chapada Diamantina e tantas outras”, comenta o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça.

O ‘Fórum de Pensamento Crítico – Cidades & Patrimônio’ é gratuito e aberto a qualquer interessado. Foram convidados cerca de 200 prefeitos baianos, além de gestores nacionais, secretários de Estado, professores universitários, especialistas renomados, estudiosos do assunto e personalidades baianas.

O evento começará às 9h do dia 17 com mesa de abertura composta pelo Secretário de Cultura (Secult), Albino Rubim; o Secretário do Planejamento (Seplan), José Sérgio Gabrielli; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Carlos Amorim; o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luis Carlos Caetano; e o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. Logo depois será realizada a palestra ‘A dinâmica da preservação: a experiência de Ouro Preto’, cuja gestão foi premiada pelo IPHAN.  A conferência será ministrada pelo prefeito da cidade mineira Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, convidado especial do evento.

No turno da tarde será realizada Mesa de Debates com o Secretário Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano de Ouro Preto (MG), Gabriel Gobbi; a Conselheira Estadual de Cultura (BA), professora da UFBA e ex-diretora do IPHAN, Márcia Sant´Anna; o presidente do IAB-BA, Nivaldo Andrade; e o diretor do IPAC, Frederico Mendonça. Após os debates seguirá recepção de congraçamento nos jardins da antiga faculdade, fundada em 1808.

O Fórum ocorre através da parceria Secult/Seplan que promove encontros durante todo o ano para estimular debates sobre temas culturais via olhar da cidade. A coordenação do fórum ‘Cidades & Patrimônio’ é do IPAC que neste ano completa 45 anos de fundação como uma das mais antigas instituições brasileiras de proteção aos bens culturais.

Mais informações via telefone (71) 3103-3269, nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.ipac.ba.gov.br.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails