terça-feira, 24 de abril de 2012

RETALHOS 69


A boataria corre solta em Salvador. Sabem da última? Pedro Irujo - sim ainda está vivo-vivíssimo! - teria vendido sua casa do Horto Florestal, pela bagatela de 70 mi a Odebrecht. Afinal trata-se de 35.000 m2. Ao contrário daquilo que o leitor pensa, não é para fazer um parque tipo Jardim Botânico. Como a Tatiana, hoje Primeira Dama Bis do Município, seria médica do Dr. Norberto, para o JH assinar o decreto mudando as restrições de construir prédios na área, foi vapt-vupt. É o amooooor!
Quantos espigões serão construídos no espaço que, a princípio, era destinado a ser uma área verde? Quantas agressões nosso esportista (sic) ainda vai causar ao meio-ambiente até dezembro?

O Dom Quixote da moralidade no Congresso Demóstenes Torres foi pego com as duas mãos em várias botijas. Choramingando foi bater à porta de antigas vítimas de seus ataques moralistas, Renan Calheiros e José Ribamar, vulgo Sarney. E estranhou ser recebido com beijos e abraços. Nada demais: era a recepção normal a um novo membro da confraria.

Lamentável, o negócio do rei Juan Carlos da Espanha caçar elefantes na África. Não interessa se o país está em crise econômica ou não. Simplesmente não dá para entender que, no século XXI, à beira de um colapso total do meio ambiente, ainda haja quem tenha a cabeça no século XIX.  Este monarca é um desastre histórico com suas espingardas! Depois de matar seu próprio irmão, deveria ter alergia às armas de fogo.

Era o que faltava! A CPI criada para investigar os negócios do empresário Carlos Cachoeira terá entre seus integrantes o ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL), que foi afastado do cargo por corrupção e hoje é senador, e pelo menos outros 17 parlamentares com pendências na Justiça, como o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o deputado federal Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Podemos prever: não vai dar em nada.

A rede hoteleira soteropolitana não é nenhuma Brastemp. O Vitória Marina, por exemplo. Se tiver sorte, seu quarto poderá ter internet ... ou não, Poderá ter água quente ... ou não. O Grande Hotel da Bahia continua com obras de Santa Engrácia e o Palace Hotel da Rua Chile foi abandonada pelos portugueses. Outros portugueses, depois de destruir três casarões do Comércio, entraram em falência e o Hotel Hilton virou fumaça.

Com a estréia de um novo programa religioso comandado pelo pastor Silas Malafaia no próximo mês, a Band acaba de bater dois recordes: será a emissora com o maior número de horas vendidas para igrejas e também a que mais fatura com religião. De maio deste ano até maio de 2013, a TV da família Saad deve faturar cerca de R$ 280 milhões com a venda de 43 horas para três diferentes evangelistas: Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus (que arrenda o canal UHF 21 e parte das madrugadas), o missionário R.R.Soares, da Igreja Internacional da Graça e o ministério de Malafaia. Procuro sócios para abrir uma nova igreja. Quem topa?

Um diplomata iraniano teria abusado sexualmente de meninas, entre 9 e 14 anos, em um clube de Brasília. Em nota, a embaixada do Irã afirmou que foi um mal entendido causado por diferenças culturais. Por ter imunidade diplomática, o tarado não pôde ser preso. Em nota, a embaixada iraniana criticou a cobertura do caso pela mídia e afirmou que foi um mal entendido causado por diferenças entre os dois países nos comportamentos culturais. A embaixada não respondeu ao Jornal Nacional que diferenças seriam essas. Talvez no Irã, país notadamente machista, seja norma cultural molestar menores...

Uma notícia preocupante: ao transmitir trechos musicais do Youtube, os usuários, na Alemanha, seriam obrigados a pagar direitos autorais. Não deveria ser o contrário, já que a divulgação não deixa de ser benéfica para os autores? Já estou pensando em eliminar o “Garimpo musical” de meu blog.

Os generais da ditadura argentina acharam que alertar a opinião pública sobre as Ilhas Malvinas seria uma boa forma de desviar o descontentamento popular. Deu xabu. A democracia não tardaria em varrer os ditadores. Agora a Cristina Kirchner, que sofre de uma inquietante queda de popularidade, após monopolizar o papel-jornal destinado á imprensa, apostou, de novo, nas Ilhas Malvinas. Como não teve o retorno previsto, resolveu então nacionalizar a empresa YPF Repsol. Mas sejamos justos. Não há qualquer razão para o petróleo pertencer a uma empresa privada e estrangeira, ainda por cima parece que os espanhóis queriam vender a YPF à China. Não haveria alternativa. Passados 60 anos, os argentinos continuam aguardando a volta de Evita Perón.                   
    
Uma curiosa contra-campanha afirma que a primeira lei anti-tabagismo foi assinada por Adolph Hitler, portanto tem cunho nazista, e, atitude democrática coerente, incentiva o fumo. Como o mesmo Hitler é responsável pela criação do fusquinha da Volkswagen, a mesma campanha deveria logicamente se estender contra as fábricas desta marca.                                       
              
O cinema brasileiro será o principal homenageado do 65º Festival de Cannes, na França, de 16 a 27 de maio. A decisão foi anunciada pelo diretor do festival Thierry Frémaux. O cineasta Nelson Pereira dos Santos, de 84 anos, deverá receber uma homenagem durante o festival. Seu filme A Música segundo Tom Jobim será exibido em uma sessão especial. "O filme de Santos é uma homenagem a Jobim, o criador da bossa nova", disse Frémaux, referindo-se ao trabalho que conta a trajetória e a forma de criar de Antonio Carlos Jobim por meio da música e do pensamento do compositor. Frémaux citou ainda diretores brasileiros, como Cacá Diegues, que representa o chamado Cinema Novo com filmes clássicos - Xica da Silva e Quilombo -,  além de Ruy Guerra, que dirigiu Ópera do Malandro e Os Deuses e os Mortos, entre outros. No Festival de Cannes, o Brasil foi destaque com o longa metragem de Walter Salles, Na Estrada, baseado no livro On the Road, e Glauber Rocha com Terra em Transe e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro.

Recebi no meu facebook estas mensagens, obviamente endereçadas a outra pessoa: “Sheila, eu também adoro esse sorvete. Fica ao lado da Igreja de S Francisco, não é? É de um francês. É uma pena que nosso ''Gamla Stan'', o Pelourinho se encontre nesse abandono. Mas eu acho que freqüentar um lugar sem segurança alguma, seja muito arriscado. Os governantes abandonaram a cidade. Eu mesma, confesso, não freqüento o local por puro medo. Assim como não vou a outros lugares em Ssa."                            "O pior é que têm, querida! Nunca pensei em ver um dia aquela beleza arquitetônica restaurada. Vimos que é possível. Curtimos o Pelô e adjacências com muito orgulho. O que não imaginei, é que fosse temporário, que o abandono voltasse. Quanto custará restaurar a arquitetura e a confiança dos freqüentadores ?"                                  "Leninha, os governantes abandonaram , está certo, mas se as pessoas voltassem a freqüentar e a exigir segurança pública que é nosso direito de cidadão, não estaria como está. Tb tenho medo de andar em Salvador. As eleições estão chegando. E espero que os soteropolitanos não tenham memória curta."

“No passado remotíssimo, o PT se dizia um partido imaculado – os outros é que eram sujos. Uma vez que chegou ao poder, acabou ficando tão sujo quanto os outros. Hoje o PT se esforça em demonstrar que os outros são iguaiszinhos a ele” Ricardo Noblat.

Durante umas semanas, este blog deverá entrar em relativo recsso. Estou enfrentando uma série de obrigações que vão devorar boa parte de meus dias e de npoite só estarei disponivel para um sonho reparador. Ótimo para você, leitor/leitora. Poderá descansar deste assédio bloguista!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails