segunda-feira, 21 de novembro de 2011

RETALHOS 58


Dando continuidade aos trabalhos rotineiros de fiscalização em estabelecimentos comerciais pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP), chegou a vez dos chamados restaurantes de luxo de Salvador. A vistoria é realizada pela Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) da SESP desde terça-feira (8) e dezenas de estabelecimentos já foram visitados. Entre os aspectos que são observados na fiscalização estão o acondicionamento dos alimentos, data de validade, condições de higiene, entre outros.
Nos dois primeiros dias de trabalho, seis restaurantes e hotéis foram multados por irregularidades, sendo eles, o Restaurante Soho na Bahia Marina, o Restaurante UIT, o Hotel Othon e o Hotel Pestana, por servirem aos clientes alimentos com data de validade vencida.
O Restaurante Lafaiete e o Hotel Pestana foram autuados pelo mau acondicionamento dos alimentos, já o Botequim Café no Ondina Apart Hotel estava utilizando alimentos que não possuíam etiquetas com data de validade. Em contrapartida, o Baby Beef do Iguatemi e o Barbacoa não apresentaram nenhuma irregularidade.
As fiscalizações vão continuar, segundo o secretário da SESP, Marcelo Abreu: “Não raras  vezes os restaurantes classe e nem sempre oferecem produtos e serviços com a qualidade estabelecida pelas leis de proteção ao consumidor ou que justifique os altos valores cobrados”, afirma.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, que não goza de uma reputação ilibada, voltou a defender que as eventuais ofensas racistas que ocorrem em campo não devem ser encaradas como um ato criminoso, pois acredita que fazem parte do jogo de provocações que ocorre entre dois adversários em campo. Ainda pediu que, ao fim do jogo, os jogadores devem dar as mãos e dar por encerradas as batalhas ocorridas durante os 90 minutos. Se fosse xingado de judeu sujo ou negro macaco, talvez mudasse de atitude. Afinal esporte não é para ampliar as diferenças...

Placar da Hotelaria dá cartão vermelho a 5 cidades A terceira edição do Placar da Hotelaria 2015, estudo realizado pelo Fohb e Hotel Invest, que traça estimativas semestrais sobre o setor no País, foi apresentada hoje durante o Conotel, em São Paulo. O presidente do Fohb, Roberto Rotter, e o representante da Hotel Invest, Diogo Canteras, falaram sobre os resultados da análise, que leva em consideração a demanda e oferta hoteleira nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
“A metodologia utilizada na pesquisa não contou somente com informações do Fohb, mas também com trabalho de campo da Hotel Invest”, disse Rotter. Ele ressaltou que o estudo não visa frear os investimentos na hotelaria em si, mas apresentar a situação do setor para que não haja super-oferta após a Copa. “Novos hotéis são bem-vindos, desde que permaneçam rentáveis”, complementou.

CARTÕES
Canteras, por sua vez, comparou os dados desta com a edição passada e afirmou que as notícias não são animadoras. “Os investidores devem tomar cuidado com as cidades de Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Brasília e Manaus, que receberam ‘cartão vermelho’”, disse. O representante da Hotel Invest falou que estas cidades apresentam alto risco de investimento por conta da possível falta de demanda. A média mostrada na projeção foi pouco acima de 50%.
As cidades de Natal, Porto Alegre e Recife receberam cartão amarelo, que representa risco moderado de investimento. “Apesar de a classificação em nossa pesquisa demandar cautela, estes destinos estão bem próximos de uma situação confortável”, disse Canteras, que revelou 70% de média de ocupação para estas cidades-sede.
Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro representam baixo risco para os investidores em hotelaria. O estudo completo do terceiro Placar da Hotelaria 2015 tem apoio do Senac-SP.

Uma curiosidade: Por que este blog tem tantos leitores na Eslovênia?

A Justiça paulista proibiu a Assembléia Legislativa e o governo de São Paulo de pagar aos deputados estaduais o chamado “auxílio paletó”, verba usada para a compra de sapatos, gravatas e paletós. O subsídio de cada deputado é de R$ 20 mil e a verba é depositada duas vezes por ano na conta dos parlamentares –no início e no encerramento de cada sessão legislativa–, totalizando R$ 40 mil por ano. Coitados dos deputados... Agora vão ter que andar nus. Visão angelical!

“Luiza, João e Tatiana”, uma opereta baiana. Sugerimos à teatróloga Aninha Franco, expert no assunto, uma montagem de vários trechos de operetas. Enquanto esperamos a decisão da dinâmica moça, já vou adiantando algumas sugestões. Como abertura, “Fortuna Imperatrix Mundi” da ópera Carmina Burana de Carl Off.


Parece religiosa, mas não é. Até é muito pagã! A seguir, entre as várias escolhas possíveis, nada melhor que a ária “Uma morena y uma rúbia” da zarzuela La Verbena de La Paloma, já que durante um bom tempo nosso prefeito hesitou entre a falsa loira Maria Luiza e a autêntica morena Tatiana.


Por meio da apresentação, que tal “Moi, j´aime les militaires” de A Grande Duquesa de Gerolstein, de Hoffenbach?


Em contraponto romântico, podemos imaginar a Tatiana no papel da pequena sereia salvando nosso audacioso nadador.


Mas, como o roteiro ainda não está totalmente pronto, melhor aguardar para o final feliz.
Que será no 31 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails