sábado, 12 de novembro de 2011

CASTRATI E CONTRATENORES

Mal conhecidos, mesmo pelos amantes da ópera, os castati, falsetes, contratenores ou sopranists, como são chamados pelos ingleses, eles constituem um grupo importante na história da música, desde a bizantina até a barroca.

Informa o Google:
..,."A prática de castração de jovens cantores (ou castratismo) existia desde o início do Império Bizantino, em Constantinopla em torno de 400 d.C., a imperatriz Aelia Eudoxia tinha um coro cujo mestre era um eunuco, que pode ter estabelecido o uso de castrati em coros bizantinos. Por volta do século IX, cantores eunucos eram bem conhecidos (pelo menos em Hagia Sophia), e permaneceu assim até o saque de Constantinopla pelas forças ocidentais da Quarta Cruzada em 1204, a partir de então, a prática de cantores eunucos desapareceu..."
"...Contratenor é um cantor masculino adulto que canta numa tessitura correspondente à do alto ou até mesmo à do soprano, adaptando normalmente a técnica do falsete. Apesar de as propriedades vocais variarem entre contratenores, é comum a todos eles o timbre perceptivelmente distinto da voz feminina, para um ouvido atento..."
Podem passear pelo youtube e descobrir alguns dos inúmeros cantores especializados, como Philippe Jaroussky, Radu Marian, Thibaut Knop, Max Emanuel Cencic, Oswald Musielski ou Jacek Laszczkowski, este dono de uma voz muito curiosa, ao mesmo tempo de tenor e de contratenor.
.

Jacek Laszczkowski estudou clarinete na Faculdade de Música de Bialystok (Polónia) antes de começar os seus estudos de canto na Faculdade de Música Frederic Chopin, em Varsóvia, após os quais se aperfeiçoou na Academia Rossini de Pesaro. Paralelamente à sua aprendizagem, estreou-se como Ernesto (Don Pasquale), em Viena e Belmonte e em O Rapto do Serralho, na Ópera de Câmara de Varsóvia. Em 1991 ganhou o Concurso Internacional de Canto de Vercelli, dedicado a Rossini.

Jacek Laszczkowski desenvolve paralelamente uma carreira no cinema e na televisão. Já participou em dois filmes de Krysztof Zanussy: L'Ame qui chante e Le Frère de Dieu. Interpretou recentemente o papel do lendário tenor polaco Jan Kupura, num filme sobre a sua vida intitulado Spiewaj (Canta!). Este filme será objecto de uma série televisiva de oito episódios.




Philippe Jaroussky (Maisons-Laffitte, França 13 de fevereiro 1978 )[1] é um contratenor francês especializado em Música barroca.
Estudou violino, piano, harmonia e contraponto no conservatório de Versalhes. Em 1996, começou seus estudos de canto com Nicole Fallien e continuou no Departamento de Música Antiga do Conservatório de París com Michel Laplenie, Kenneth Weiss e Sophie Boulin.
Obteve o diploma como violinista da Faculdade de Música Antiga do Conservatório de París.


Tem até um filme sobre Farinelli, o mais famoso castrato da história da música barroca italiana. O diretor do filme, o francês Gérard Corbiau, usou as vozes de vários cantores, tanto femininas como a polonesa mezzo-soprano Ewa Maas-Godlewska, quanto masculinas, como o contra-tenor inglês Derek Lee Ragin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails