sábado, 22 de outubro de 2011

RETALHOS 55


Quando chega  o tempo de eleições, começam os cochichos, os encontros secretos e projetos por baixo da mesa.
Exemplo? Da aprazível e –aparentemente – esquecida cidade de Maragogipe, lá no fundo do Recôncavo baiano, sai em off a informação  de misteriosas reuniões “culturais” com a proposta de dar destaque internacional a seu carnaval. Um tal de André Reis teria até sido mandado a França, durante dois meses, para estabelecer contatos.

Com verbas municipais ou cornucópia da Petrobras? Alguém quer apostar que esta embaixada vai custar caro ao contribuinte?
Uma das incógnitas é que o poder executivo não tenha convidado a museóloga Rosa Vieira de Mello, exatamente aquela que originou o reconhecimento estadual, nacional e agora internacional do evento.
Em contrapartida, quando ela for para um mundo menos injusto, algum prefeito se lembrará de colocar seu nome numa rua da cidade natal.

Pela 15ª vez a construtora ODEBRECHT tem o maior faturamento e é a maior do Brasil (Bahia Negócios). E quem tentar enfrentar o trator será esganado.

Lei que acaba com a cobrança de assinatura básica de telefonia fixa na Bahia desanda. Rejeitada pelo governador, aprovada pela Assembléia, mas não será aplicada.O sonho do deputado comunista Álvaro Gomes, que lutou 7 anos para tornar realidade seu projeto a partir de 1º de janeiro de 2012, virou pesadelo com uma simples, porém dura, canetada do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, que considerou inconstitucionais leis semelhantes do Distrito Federal, Amapá e Santa Catarina. (Bahia Negócios). Podem chamar isso de sacanagem!

Muito sadio, o levante internacional contra os excessos do capitalismo selvagem. Mas atenção, não duvidem: é na época de crise que os bancos realizam os maiores lucros.

O Walmart, imune da fiscalização municipal, deita e rola em cima dos seus clientes em Salvador. Os Hiper e Supermercados estão sujos, maltratados, instalações frigoríficas mal arrumadas, estacionamentos abandonados e por aí vai. O Hiper Bompreço da Garibaldi, por exemplo, está desde maio de 2010 com a esteira rolante quebrada e, para esconder a triste situação, colocaram colchões à venda, escondendo o equipamento.

Bem-vindos aos novos leitores deste blog, de Haiti e da Moldávia!

A Coluna do Geraldo Vilalva é, com certeza, a mais inteligente e bem informada da Bahia. Tenho sempre vontade de copiá-la por inteiro. Mas melhor o leitor acessar diretamente:  www.bahianegocios.com.br.

16 mortes por meningite em Salvador é fichinha para a prefeitura que nega o surto. A partir de quantos casos começa a contar? 1.864? 2.085?

Outros números que falam por si. Mais de mil presos palestinos estão sendo trocados por um israelense. Ou seja, enquanto as prisões de Israel estavam repletas de “terroristas” palestinos, a faixa de Gaza só guardava um único “herói”. E quando a gente investiga os números de mortes de cada lado, a desproporção é quase tão escabrosa. Só é de se lamentar que os palestinos não tenham aproveitado a oportunidade para nutrir bem o rapaz e dar-lhe uma visão diferente do doloroso litígio.

Morreu o psicopata que, durante mais de 40 anos, foi ditador da Líbia. Foram precisos a “primavera árabe” e um levante do povo líbio para que, de repente, os países do ocidente tomassem consciência dos abusos do Khadafi. Recebido com respeito pelos ingleses, abraçado por Sarkozy e amigão de Berlusconi com quem, dizem, participava de orgias. Claro que o petróleo líbio nada tem a ver com esta reviravolta.

No final de setembro fui até o Comércio comprar uma bermuda numa destas pequenas lojas tradicionais perto do Plano Inclinado Gonçalves. Bege e simples. R$49,90. Os dez centavos, como sempre, esqueceram de me dar. Não passou uma semana, os botões dos bolsos caíram, o fecho éclair quebrou. Fui ver a etiqueta com a origem de fabricação. “Made in China”. É assim que este país vai colonizando o planeta.

Entre as mulheres mais notáveis da atualidade, que também mereceriam ganhar um prêmio Nobel, a socióloga marroquina Fátima Mernissi, nascida em um harém e hoje professora na Sorbonne, e a psiquiatra síria Wafa Sultan, que não teve papas na língua ao fazer declarações bombásticas defendendo o povo judeu lembrando sua enorme contribuição para a evolução de nossa sociedade desde Einstein até Charles Chaplin.

Mais uma porrada de políticos vão viver como príncipes as nossas custas! O Brasil vai eleger entre 3.000 e 8.000 vereadores a mais no ano que vem. Pra que chorar se os cofres estão cheios e basta enfiar a mão para ficar rico? Que o digam aqueles que já estão no poder há tantos anos e não largam a poltrona nem a bofetadas? E viva o Rodson Lima!

O senador Blairo Maggi, maior exportador de soja do Brasil, está com os bens bloqueados pela Justiça Federal por “malfeitos” como fala a Dilma Rousseff com muita elegância. Esta Dura Lex só por uns míseros 32% de superfaturamento na compra de remédios para o Mato Grosso. Pelo visto a grana do cara era pouca para seu pirão cotidiano. Ô ricaço sem vergonha!

A Odebrecht lucrou, mas... “A Associação dos Lojistas do Mundo Plaza enviou um comunicado à imprensa para protestar contra a empresa responsável pela obra, a Odebrecht, pela dificuldade no acesso ao empreendimento. “Há um ano a Odebrecht entregou este empreendimento que tem quase mil salas, 240 apartamentos e 66 lojas. Nessa ocasião, o trânsito daqui foi, sem nenhum estudo – acreditamos –,  modificado. Resultado: Um empreendimento lindo, moderno, maravilhoso, porém ninguém sabe como chegar”, diz a nota. Mundo Plaza

 O acesso ao Mundo Plaza se dá por um retorno no Caminho das Árvores que fica na contramão da Avenida Tancredo Neves. A associação se diz prejudicada e afirma que há um ano tenta negociar com a construtora uma forma de melhorar o acesso. (Bahia Notícias)

Um leitor inconformado escreve “Você se lembra do Padre Antônio, Carmelita, que foi chamado para Roma? Com ele nós nos reuníamos para discutir sobre a ação que deveríamos tomar, para salvar o patrimônio histórico do Pelourinho. Ele tirava da Internet as leis que  não conhecíamos e de uma lei me recordo: "O IPHAN tirando uma família de sua casa para o restauro desta, dentro de seis meses a casa deveria estar pronta, para que a família pudesse voltar para sua casa. Imagine agora o o convento de São Francisco em Cayru. O restauro está percorrendo 4 anos e acredito que em dois anos, talvez esteja chegando ao fim, se o dinheiro estiver chegando agora...”

O Ministério Público Estadual (MPE) estipulou o prazo de até 20 de novembro para o prefeito João Henrique (PP) instalar o Conselho da Cidade, previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). A decisão foi tomada após as vereadoras Aladilce Souza (PCdoB) e Vânia Galvão (PT) terem entregado um documento à promotora Rita Tourinho, na tarde desta quinta-feira (20). Segundo a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), “o processo já se encontra pronto” e a prefeitura terá “30 dias para a nomeação” dos membros. Se o prazo não for cumprido, o MPE entrará com uma ação contra JH por improbidade administrativa por violação de principio. A promotora declarou que o Ministério cobrará ainda a prestação de contas da Secretaria da Fazenda (Sefaz) pela administração do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Fundurbs), que deveria ser gerido pelo Conselho da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails