sábado, 1 de outubro de 2011

RETALHOS 53


O Aluminum Show, criação de uma companhia israelense, apresentou-se no TCA. A maioria do público com evidentes características semitas. Curioso espetáculo montado a partir de recursos típicos do século XXI. Música tecno “bate-estaca”, acessórios emprestados por fábricas de ar condicionado, fartura de efeitos luminosos, incontornável fumaça, bom entrosamento com o público. Se faltaram conceito e mensagem, sobraram alegria e simpatia. Adultos e crianças encontraram mil motivos para se encantar. Este é o Israel de que todos nos gostamos. E viva o Estado Palestino!

Desde a criação de Israel, em 1948, mais de 760 mil palestinos foram forçados ao êxodo.

Contrastando com as desastrosas declarações de Lula em Salvador, em relação aos ministros corruptos, a presidente Dilma Rousseff nas Nações Unidas fez um discurso claro e contundente. Quem não acreditava nela (como eu) começa a pensar que todos nós ganhamos – e muito - com a troca. 

Não é ótimo continuar incentivando o comércio de armas de fogo no Brasil? É uma certeira forma de planejamento familiar.

Terá sempre alguém ou alguma empresa querendo faturar em cima de sua boa fé. No ano passado gostei da idéia de poder divulgar minhas modestas fotos no Flick. Após curto período de ensaio, resolvi pagar uma anuidade “pro”. Não demorou até esse serviço retirar a janelinha, mostrando o número de acessos diários, sem explicação ou pré-aviso. Protestei, mas de nada adiantou. Passaram-se uns meses. Ontem constatei que vários álbuns tinham sido retirados. Sem a menor justificativa. Tanto que, no final do contrato, este não será renovado. Otário, só uma vez.

Até que o tenente-coronel Cláudio Luis de Oliveira pode ser inocente da morte da juíza carioca, Mas que tem o “physique du rôle”, isso tem!

Embora o Rock´n Roll faça parte de minha juventude, confesso entender muito pouco das tendências atuais. Assim que a participação de Claudia Leitttttte, que alguns declararam desastrosa,  me é totalmente misteriosa. Quanto à participação de Milton Nascimento, quem se lembra da voz do mineiro nos anos 90, coitado, só deu para tapar os ouvidos e gemer de compaixão.

De acordo com reportagem da revista Veja, Caetano Veloso decidiu encarar uma briga judicial com a Odebrecht. O motivo da inusitada discórdia entre um cantor e uma empreiteira é a Tropicália. Ou melhor, o Tropicália, um condomínio com oito prédios de luxo que a Odebrecht lançou no mês passado em Salvador. Caetano irritou-se com o uso comercial da palavra, que é nome de uma música e título de um disco seu, ambos de 1968 – além, é claro, do movimento musical de que ele e Gilberto Gil foram os expoentes. A Odebrecht diz que o condomínio ganhou esse nome em homenagem à Tropicália, expressão que, aliás, apareceu pela primeira vez em uma obra de Hélio Oiticica. De acordo com o INPI, não há qualquer impedimento para o uso comercial do termo Tropicália. Caetano, porém, decidiu processar a construtora. Além de ter ou não razão, Caetano terá que, não só escolher um grande advogado, mas saber quem será o juiz. Conhecendo o perfil de certos juízes, já se pode palpitar sobre a sentença.

Eu fui até a Insinuante e falei que a Yvete é quem me tinha mandado. O vendedor olhou pra mim, deu uma risadinha e virou as costas.

Ladrões arrombaram duas creches em bairros diferentes de Goiânia, na madrugada de segunda-feira, 26 de setembro. Na unidade do bairro Goyá, o telhado e o forro foram quebrados. Bandidos levaram botijões de gás e até a carne que estava armazenada na geladeira para a merenda das crianças. (Se procurarem em Brasília, pelos lados do Congresso, eles serão encontrados com certeza).

Um dos motivos mais fortes para que o baiano se mostre contrário ao horário de verão é o fato de {que} muitas pessoas, que precisam acordar cedo para ir ao trabalho, argumentarem que precisarão  fazer isso ainda de noite, caso o horário de verão for aprovado. No entanto, o Bahia Econômica  recebeu dados do Fórum Empresarial da Bahia, sobre o amanhecer e o por do sol em Salvador  que mostram que isso não é realidade. Segundo os empresários, adotar o horário de verão não significa sair com o dia escuro, pois à medida {em} que o verão se aproxima, o sol nasce mais cedo. De acordo com o Sunrise and sunset for Brazil, em Salvador, no dia 15 de julho de 2011, por exemplo, o sol nasceu às 05h57min; em 15 de novembro, nascerá às 04h57min. Ou seja: o sol nasce até uma hora mais cedo no verão. Como o relógio biológico tende a se adaptar à luz solar, na prática as pessoas já acordam mais cedo no verão. Os empresários afirmam que o  dia crescerá 1 hora e 16 minutos em luz solar, por isso eles estão fazendo a campanha " Quero + 1 hora no meu dia", para sensibilizar as autoridades da necessidade de a Bahia entrar no horário de verão. Bahia Econômico.
(Eu, com a metade da vida acostumado ao horário europeu de verão, acho ótimo!)

O que é mais escandaloso? A falência da Saúde ou o desastre da Educação?

Durante quase quatro dias meu telefone residencial ficou mudo. A conta tinha sido paga bem antes do vencimento. A internet continua normal. Fui até a vizinha para telefonar à GVT. Esta (protocole 270920110216427) declarou que estava tudo em ordem, o problema devia ser meu. Verifiquei os 5 aparelhos ( a casa é grande), mandei vir um profissional. Tudo certo dentro de casa. Portanto o problema era externo.  Novo contato com a GVT (protocole 300920110011890). Após longas explicações, a ligação cai, por várias vezes. Em vão. Nova chamada pelo celular (protocole 300920110014067). Luana pede para desligar todos os aparelhos. A ligação da GVT cai. Nova chamada (protocole 3009201117200). Desta o Deimon (?) pede para ligar a linha principal. A ligação da GVT, mais uma vez, cai. Pelo visto a GVT tem sérios problemas estruturais, mas - milagre! - desta vez meu telefone funciona. O erro, evidentemente, era da central. Durante 96 horas estive sem telefone, mas podem ter a certeza; a conta virá sem o menor abatimento apesar do péssimo serviço.

A ponte Salvador-Itaparica será construída. Venceu o projeto... Adivinhe de que empresa?! Visto a importância e o impacto visual da obra, teria sido interessante organizar um concurso internacional e mostrar as diferentes propostas. Quem sabe Salvador viria a ter algo mais extraordinário que o elevador Lacerda? Entretanto, o leitor poderá acessar a página “Artes” deste mesmo blog e apreciar algumas das mais extraordinárias pontes deste milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails