domingo, 21 de agosto de 2011

RETALHOS 49


Alvoroço no bairro de Santo Antônio. O estado, em parceria com a Ufba, pretende abrir um Cetad, sob a responsabilidade do muito respeitável professor Antônio Nery Filho. Além de eventuais restrições sobre a escolha de um bairro com evidentes características residenciais e turismo cultural, é constrangedor saber que o casarão escolhido abrigou até o ano passado uma escola estadual. Qual é a lógica de um governo que fecha escolas para abrir centros de recuperação de dependentes químicos? Estudar não seria a melhor arma contra as drogas? Muitos são os moradores que temem multidões de sacizeiros enfileirados para pegar sua dose de crack enquanto outros assaltam as beatas saindo da missa e estupram inocentes donzelas. É mais provável que após o primeiro susto, todos se acostumem. E mais: quem sabe se alguns moradores, entre os mais exaltados, não aproveitarão para fazer uma curazinha de desintoxicação?
“Hotelaria sul-africana em crise um ano após a Copa do Mundo”. Num canto de jornal, um pequeno artigo revela o grande, o enorme problema. O que será de toda esta parafernália que o Brasil está preparando para os Jogos, a Copa etc.? Fora a alegria de torcidas fanáticas e das televisões, quem ficará realmente eufórico senão um punhado de espertalhões? Construtoras, lobbies de toda sorte, políticos de todos os andares? Neste momento o País esta fervilhando de obras, investimentos, projetos e esperanças. E depois da gastança?

Comunicativo, acessível, bonachão e grande folião carnavalesco, Ataliba, prefeito PT de Maragogipe parece também ser mais um político de duas faces, como provam quatro processos por improbidade administrativa. Que estigma amaldiçoa há tantas décadas a prazerosa cidade do Recôncavo baiano?*
*Retificaçõa de última hora: não são 4 processos, mas sim 52! Isso mesmo 52 processos por improbidade administrativa .

Em onze meses este blog ultrapassou os 25 mil acessos e ultimamente consegue, diariamente, ultrapassar os 150, chegando aos 200.  Quem? Além dos leitores de língua portuguesa, é consultado não só na Holanda. Polônia, Espanha, Peru, Itália e Alemanha, mas também no Japão, Índia, Irlanda, Noruega, Croácia, Eslovênia, Letônia, Marrocos, Argélia e até Cingapura.

Praia do Forte, se transformando em mercado persa, está perdendo o charme dos anos 90. Mesmo assim, ainda se pode encontrar bons restaurantes e botecos simpáticos. O que é absolutamente inevitável é ir até o Café Tango e provar as empadas de queijo e de camarão. São mais caras, mas valem cada centavo. Em 36 anos de Brasil nunca comi nem melhores, nem tão boas!

Feliz a democracia que tem uma oposição forte!

“O que pensam as classes médias altas e altas sobre a opção que diariamente fazem os milhões de trabalhadores da construção civil por uma vida tão árdua se comparada aos salários que recebem e ao reconhecimento social que (não) têm? Não pensam, pois para que pensar nesse assunto? Melhor é fazer como se faz, fingir que não se sabe das péssimas condições de trabalho que essa gente tem e da fiscalização meio boca por parte das instituições públicas. Canteiros de construção civil são, sim, com raras exceções, senzalas atualizadas onde exércitos de homens invisíveis constroem, sabe-se a que custo humano, o sonho imobiliário que vai ilustrar a vida dos melhores situados na pirâmide social. Só quando nove morrem juntos e polifraturados é que uns e outros gritam midiaticamente um "ô meu Deus!". No chão da obra, no dia a dia, o pau quebra e ninguém vê e nem quer saber. Até surgir um espigão deslumbrante vestido de vidro no anúncio publicitário convidando todo mundo a morar no quintal do shopping, como se viver dentro de um fosse, literalmente, o nirvana do mundo.” Malu Fontes.

Alguém conhece um jovem artista que seria capaz de ilustrar uma história em quadrinhos para o CH, novo jornal focalizado sobre o centro histórico de Salvador? Detalhe: Não há grana para ninguém. Será distribuído grátis na rua e pontos estratégicos. Também aceitamos jovens caricaturistas. Atenção: tem comissão julgadora!

Um excelente blog: www.bahianarede.com  de Josias Pires Neto. Vale a pena consultar!

Sobre o Elevador Lacerda, inaugurado em 1896: Na estrutura inicial os passageiros tinham de ser pesados individualmente, e o peso total dos passageiros a serem transportados era calculado, somando-os até atingir o limite máximo de segurança. O Barão de Jeremoabo assim registrou a pesagem, dele próprio e de outras autoridades: "Em 16 de março de 1889 pesamo-nos no elevador, dando o seguinte resultado: Pinho - 54 quilos, ou 3 arrobas e 98 libras; Cícero - 61 quilos, ou 4 arrobas e 2 libras; Guimarães - 65 quilos ou 4 arrobas e 10 libras; Artur Rios - 73 quilos ou 4 arrobas e 26 libras; e Vaz Ferreira - 115 quilos, ou 7 arrobas e 20 libras."

Faleceu Klaus Peters, o “inventor” da Praia do Forte. Que bela obra deixou! É só comparar com Arembepe. Nos anos 70-80 ambas eram humildes e lindas aldeias de pescadores, mas uma teve a sorte de um bom planejamento e a outra foi entregue à especulação e improvisação. Hoje a obra do Klaus é referência internacional e Arembepe parece uma extensão de Massaranduba ou da Liberdade. Lamentável. E Deus sabe a oposição ferrenha,  até da imprensa, que o Klaus teve que enfrentar...

Chegou a hora de o povo brasileiro manifestar seu apoio a Dilma Rousseff no combate à corrupção. Ela não pode ser refém do congresso que, como disse Lula antes de ser presidente, é composto por 300 picaretas. 

Não adiantou a tentativa de lavagem cerebral orquestrada pelo Septs através das mídias para convencer o governo a escolher o BRT. A coerência vingou e teremos metrô até Lauro de Freitas. Felizmente, sob a responsabilidade, não da incompetente prefeitura, mas do próprio governo estadual. Resta uma sugestão: já que os empresários estão com 600 milhões disponíveis, por que não aproveitam para renovar a frota de ônibus, que são a vergonha da Bahia? Os usuários são tratados como gado para o abate, enquanto motoristas e cobradores vivem estressados por insegurança e desumanas condições de trabalho. Parabéns para Jacques Wagner e Zezeu Ribeiro: Vocês escolheram a única forma de combater o desastre que é o trânsito em Salvador.

Uma poderosa multinacional explora, em Salvador, dois restaurantes metidos a chique. Não convence quem sabe o que é gastronomia e os fornecedores reclamam da arrogância e atrasos na hora de receber.

Vamos boicotar as lojas Zara? “Quem vê as blusas de tecidos finos e as calças da estação nas vitrines das lojas da Zara não imagina que algumas delas, foram feitas em ambientes apertados, sem ventilação, sujos, com crianças circulando entre as máquinas de costura e a fiação elétrica toda exposta. Principalmente porque as peças custam caro. Por fora, as oficinas parecem residências, mas todas têm em comum as poucas janelas sempre fechadas e com tecidos escuros para impedir a visão do que acontece do lado de dentro das oficinas improvisadas... Na mais recente operação que vasculhou subcontratadas de uma das principais “fornecedoras” da rede, 15 pessoas, incluindo uma adolescente de apenas 14 anos, foram libertadas de escravidão contemporânea de duas oficinas – uma localizada no centro da capital paulista e outra na zona norte. Para sair da oficina, que também era moradia, era preciso pedir autorização.”

Ricardo Teixeira na berlinda, de novo! Em São Paulo, um movimento já arregimenta mais de 400 membros com o lema “Fora Ricardo Teixeira!”. Mas o cara não desgruda, mesmo debaixo de tantas acusações. E afirma que está à frente da CBF há 22 anos e só sairá em 2015 para ser presidente da FIFA. Acredite quem quiser...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails