sábado, 2 de julho de 2011

Nerina, Neguinha e o 2 de julho

Já falei por várias vezes: o Santo Antônio Além do Carmo é igual a vilarejo do interior. Todos se conhecem. Fofocas, simpatias, inimizades, três igrejas, uma padaria – boa, por sinal – duas quitandas, um coreto, e um antigo forte onde treinam capoeiristas.
A cada ano a Rua Direita é sacudida pelo desfile do 2 de julho. Quando aqui vim morar, a prefeitura se contentava em atar umas palmas nos postes e vamo zembora! No princípio do ano de 1990, resolvendo intervir - perdão pela ousadia - fui falar com minhas vizinhas, as pernambucanas Neguinha e Nerina. Neguinha, mais franzina, tinha problemas de saúde. Chegou a ser hospitalizada. Costurava lindos vestidos de noiva. Nerina, aparentando saúde de ferro, era radioamadora. Tinha falado até com Juscelino Kubitscheck! Acataram de imediato. Muitas comadres vieram confeccionar grinaldas para a rua. Rapidinho enfeitaram centenas de metros de barbante. Em paralelo, inventei um concurso de decoração de fachadas. Prêmio da mais bela sacada, janela, porta e por ai vai. Teve até prêmio para a colcha mais bonita! O paulista Flávio Morais criou os troféus. Hoje estes valem um bom dinheiro, visto a fama do artista em Barcelona. Como jurados, Adenor Gondim, Tota e Teca, Elena Rodrigues, Goya Lopes, Chico Senna etc. A entrega dos prêmios foi ... hollywoodiana. Com direito a reportagens na imprensa e televisão. Destacar esta ou outra fachada seria irrelevante. Comovedor foi que, de repente, surgiu um espírito de comunidade. Quando o Caboclo e sua companheira viraram, com seu cortejo, no topo da Ladeira do Boqueirão, foi aquela surpresa. Como ficara linda, nossa rua! Logo, logo o concurso foi recuperado pela prefeitura.
Passaram muitos dois de julho. Quem foi embora primeiro, apesar da saúde, foi a Nerina. Nossa querida Neguinha até hoje continua firme e bem-humorada, a olhar pela janela o povo passar. Sua memória tem, convenhamos, alguns deslizes. Com exagerada freqüência me pergunta “De quem são estes cachorrinhos?”. Nunca os reconhece. - São meus, Neguinha!
- Como são bonitos!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails