segunda-feira, 16 de maio de 2011

RETALHOS 39

“A igualdade sem a liberdade leva à uniformização e à tirania (...) Nunca separar a preocupação em criar riqueza da preocupação em reparti-la. Deve ser a finalidade de toda criação. Neste espírito, o dinheiro só poderá ser símbolo de uma mercadoria e o instrumento que melhor serve a sua circulação. Logo que a especulação leva a considerar o dinheiro como um fim e não como um meio, ou seja, quando o capital se “financeia”, a sociedade se transforma por inteiro em uma bolsa de valores que, então, só terá escolha entre individualismo cínico e gangsterismo organizado.” Jean Daniel

Interessante saber que este blog é lido além do Brasil, França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Espanha, Holanda, támbem na Eslovênia e até no Japão! 

A exposição das últimas obras do Mário Cravo prova que, sem a mínima sombra de dúvida, ele ainda é o maior senão o único escultor baiano de peso. Podemos colocar restrições sobre a adequação de certas peças em locais públicos. Por exemplo, nunca me convenceu a tal fonte junto ao Mercado Modelo. Esta peça estaria muito mais em harmonia com a paisagem do centro administrativo (CAB). Outra obra que me incomoda é o monumento a Clériston de Andrade na Avenida Garibaldi, a meu ver totalmente deslocado, embora seja um trabalho interessante. Quanto à Cruz Caída, no belvedere da Sé. Se ela se destaca soberbamente sobre o fundo da baía,  o símbolo pode parecer algo ofensivo ao cristianismo. Mas é só folhear o catálogo da exposição para ficar impressionado com a força destas obras. E pensar que alguns ousam exportar estas coisas ridículas de um tal de Tati Moreno!

Piada de português mandada por amiga portuguesa: Declaração de guerra de Portugal à China. Após uma consulta popular sobre "tanta loja chinesa", Portugal enviou uma mensagem à República Popular da China: "Chinos de merda, tarrequinhos: declaramo-vos guerra: temos 85 tanques, 27 caças, 4 navios, 2 submarinos (ainda só temos um, mas vem outro a caminho) e 5.221 soldados". O Estado chinês respondeu-lhes: "Aceitamos a declaração, temos 38.000 tanques, 16.000 aviões, 790 navios, 455 submarinos e 300 milhões de soldados". Ao que Portugal respondeu: "Retiramos a declaração de guerra. Não temos como alojar tantos prisioneiros".

O ex-presidente da Associação Inglesa de Futebol acusa Ricardo Teixeira, presidente da CBF, de cobrar propina para sediar a copa de 2018 na Inglaterra. O presidente da FIFA, Joseph Blatter declara “Fiquei chocado (...). Nós vamos reagir imediatamente contra todos os que violarem os códigos de conduta ética”. Mas o próprio Blatter é acusado de “transformar a Fifa num balcão de negócios para corruptos e comandar uma estrutura que também é organizada para o crime”. Em outra coluna, A Tarde revela que o Tribunal de Contas do Estado  considera insatisfatório o detalhamento técnico e financeiro do projeto de reconstrução da Fonte Nova e trava o repasse  de algumas centenas de milhões de reais. Alguém ainda imagina que um esporte que gera milhares de empregos diretos e indiretos e manipula bilhões de dólares pelo mundo afora pode estar isento da mais deslavada corrupção? Todo controle será pouco.

Por falar na Copa. Quando o Ronaldo teve este súbito mal-estar que não o deixou jogar na famosa partida em Paris, que a França ganhou, passaram os anos e ainda tem muitos franceses para os quais aquilo foi maracutaia. Na realidade, os franceses acabavam de inaugurar o estádio e levar a copa era uma questão de honra nacional. Isto ilustra o absurdo do nacionalismo primário que impregna todos os torcedores, de todos os países.

Elas foram chegando, colocando os seios para fora da blusa e dando de mamar aos filhos pequenos no saguão do Itaú Cultural, na avenida Paulista (região central). Eram aproximadamente 30 mães que se organizaram para promover o "mamaço", manifestação promovida no Facebook depois que a antropóloga Marina Barão, 29, foi proibida de amamentar seu filho Francisco, de três meses, no mesmo centro de exposições em março passado.
"Dar de mamar não é um ato obsceno, mas natural, e temos o direito de fazer isso em qualquer lugar", disse a tradutora Laura Lopez, 32, que participou do ato, que contou com o apoio do Itaú Cultural. A entidade mudou a postura após o episódio, considerado um erro já corrigido. Eduardo Saron, diretor da instituição, pediu desculpas a todas as mães. Um ciclo de palestras ocorreu logo após o "mamaço", que incluiu também uma apresentação teatral. "Faltam espaços na cidade voltados para mães em período de amamentação. Essa manifestação serve para mostrarmos isso também", disse Marina Barão.

Ao longo de 74 páginas de Google, a impressionante a lista de referências a processos na justiça do Chiclete com Banana. Direitos autorais e Kacik Jonne lideram a folha corrida.

A Real Biblioteca de Colombia, localisada em Bogotá, foi aberta ao público em 9 de janeiro de 1777.

Juca Ferreira foi um excelente ministro da Cultura durante oito anos (O Gil era só fachada). Porque foi substituído por Ana de Holanda, uma cantora desconhecida de nome conhecido, é um mistério que não desvendaremos tão cedo. A Dilma queria colocar mais uma mulher, o Juca tinha perdido apoio político? Resultado: quem perde é a cultura e a intelectualidade brasileira. Assim não dá, pessoal!

Que tal oferecer a Ana de Holanda o chapéu extravagante que a princesa Beatriz de York usou no casamento de Kate e Harry? Seria uma boa forma de dar a esta ministra um pouco de visibilidade.
Princess Beatrice of York One Of A Kind Rocked Her Hat


A Microsoft comprou a Skype. Espero que seja para melhor, já que os serviços não são lá nenhuma Brastemp. Por duas vezes perdi meu crédito antes de gastá-lo, também perdi meus telefones e agora não consigo reabastecer meu crédito. E não há forma de contatar qualquer responsável da empresa.

Um jovem noviço chegou ao mosteiro e logo lhe deram a tarefa de ajudar os outros monges a transcrever os antigos cânones e regras da Igreja. Ele surpreendeu-se ao ver que os monges faziam o seu trabalho a partir de cópias e não dos manuscritos originais.
Foi falar com o abade e disse-lhe que achava um risco copiar as cópias pois, se alguém cometesse um erro na primeira cópia, esse erro se propagaria em todas as cópias posteriores. O abade respondeu que há séculos que copiavam da cópia anterior, mas que achava procedente a observação do noviço. Na manhã seguinte, o abade desceu até as profundezas das caves do mosteiro, onde eram conservados os manuscritos e pergaminhos originais, intocados há muitos séculos. Passou-se a manhã, a tarde e depois a noite, sem que o abade desse sinal de vida. Preocupado, o jovem noviço decidiu descer e ver o que tinha acontecido ao abade. Encontrou o abade completamente descontrolado, com as vestes rasgadas, a bater com a cabeça ensangüentada nas veneráveis paredes do mosteiro.
Espantado, o  jovem monge perguntou:
- Abade, o que aconteceu?
- Aaaaaaaahhhhhhhhhh!!!  CARIDADE. CARIDADE!!! Eram votos de "CARIDADE" o que tínhamos de fazer. Não de "CASTIDADE", caralho!

Uma reunião em “petit comitê” organizado pelo Escritório sem Referência pretendeu resolver os inúmeros itens de segurança no centro histórico de Salvador. Curiosamente, uma certa Márcia, da LGR, participou como representante dos moradores do bairro de Santo Antônio. Resta a saber de que associação se trata e com que autoridade esta senhora se fez a porta-voz da comunidade. Por que, se for a fracassada iniciativa da imperatriz do Acre, Dona Márcia não representa o bairro de forma alguma. Era só o que faltava!

Os dois leões do telhado do casarão de oitão da Ladeira dos Aflitos sumiram de novo! São, como a três pinhas, de cerâmica do Porto do século XIX. O imóvel pertence, salvo erro, a religiosas que já se envolveram em problemas com o Iphan nos anos 90 por terem vendido estas peças, contrariando o tombamento da ladeira. É provável que esta nova denuncia não dê em nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails