terça-feira, 17 de maio de 2011

CHEGA!


O Escritório de Referências – que alguns mal intencionados chamam de Escritório sem Referência – convidou meia-dúzia de privilegiados, nesta sexta-feira 13 de maio, para um discreto e íntimo encontro com representantes da segurança pública de Salvador.  Para quê, se todas as mazelas do centro histórico estão bem explicadinhas no luxuoso tijolo “Centro Antigo de Salvador”, 344 páginas com fartura de fotos, gráficos, pesquisas e mapas?

Entre os convidados, pasmem, uma certa Márcia, da empresa LGR, representava uma misteriosa associação dos moradores do Santo Antônio. Que associação? A AMABASA não é, com certeza. Quais são os estatutos desta associação? Como foram divulgados? Quantos membros tem? Qual é, enfim, a verdadeira representatividade desta senhora? Mora no bairro?

É bom lembrar que a tal empresa comprou umas 40 casas. Após dois anos, todas permanecem fechadas e sem o mínimo sinal de recuperação. Com a saída de 40 famílias, o trecho da rua ficou mais deserto e mais inseguro. A intenção de transformar o bairro em shopping a céu aberto terá sem dúvida o mesmo destino que o fracassado Aeroclube da Boca do Rio, hoje tomado pelo capim e narcotráfico. Enquanto isso, o IPAC não se pronuncia e o IPHAN declara desconhecer qualquer projeto, afirmando até tratar-se de “Lenda urbana”!

Moradores e comerciantes estão assustados com a violência cada dia maior. No domingo 8 de maio, ás 21:15, um casal de turistas foi esfaqueado na ladeira do Carmo, ponto favorito dos marginais. A polícia sabe perfeitamente, há muito tempo, do perigo desta rua e nada faz.
O Plano Inclinado do Pilar, inaugurado com tanta emoção pelo prefeito, está fechado há mais de 100 dias sem perspectiva de reabrir. Moradores e turistas sofrem as conseqüências.
A barulheira, que é outra forma de violência, continua solta com as bençãos da SUCOM.
Lixo, ratos e baratas fazem parte tradicional da paisagem...

Então, Doutora Beatriz, vamos parar de conversar e começar a trabalhar?

Dimitri Ganzelevitch
Ex-presidente da Amabasa

Rua Direita de Santo Antônio, 177 Salvador 40301-280
dimitri.bahia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails