quarta-feira, 30 de março de 2011

RETALHOS 36

Indignado com a interpretação suspeita da Constituição, esta foi a mensagem que mandei ao ministro Luís Fux: “Muito mais de um milhão de brasileiros esperavam que seu voto reforçasse a indignação geral, mas você, senhor ministro, os decepcionou. Será que a Lei tem que ir na contramão da lógica moral da sociedade? Temos que nos curvar ao absurdo de decisões que foram criadas sem a participação popular e ferem qualquer princípio elementar da ética política?” Talvez pudesse ter sido escrito com mais preocupação estilística, mas foi o impulso do momento...

Para responder a alguns comentários mandados a este blog: Saramar, que afirma ser minha fã (tem gosto para tudo... rsrsrs!) sugere que eu passe meus artigos no facebook. Tudo bem! Mas não sei como fazer! Já a Atena deseja o endereço do blog O Reacionário. Infelizmente Cazzo Fontoura, o responsável, teve que suspender momentaneamente a publicação.

Experimente: Não custa! Na segunda-feira escolha não comer carne vermelha. Alías, eu me acostumei a ter um dia de vegetariano. Ótimo para a saúde e para o meio ambiente, já que os bovinos muito contribuem para poluir a atmosfera.

Perguntar não ofende... Abra o site da Unesco/Brasil que anuncia o lançamento dos oito volumes da coleção História Geral da África em Português. Em Salvador deverá acontecer em 4 de abril na Reitoria da UFBA. Claro que você vai querer saber mais. Mas se clicar no site da Programação em Salvador, aparecerá uma página vazia com o conciso título “404 Not Found”. Gostou? Mesmo assim, este blog já pode adiantar algumas informações. Composto por 13 pessoas, (Marilza Regattieri, Aline Falco, Izabel Moreira Jurema Machado, Maria Virgínia Casado, Cristina Teodoro Trinidad, Ana Thereza Proença, Vincent Defourny, Edson Fogaça, Valter Silvério, Elikia Mbokolo, Ali Moussa Iye, Jean-Michel Tali, Doulaye Konate, Hédio Silva Junior e Paolo Fontani) o grupo representante da Unesco estará hospedado, de 31 de março a 5 de abril, na Pousada Catarina Paraguaçu, Rio Vermelho. Hospedagem muito charmosa, sem sombra de dúvida. Mas por que não aproveitar a vinda deste tão importante grupo para ajudar nosso maltratado centro histórico? Será que o governo tem vergonha de mostrar a decadência do velho bairro ou teme algum assalto inoportuno? E mais: porque tanta gente? Não devemos esquecer que a Unesco é financiada pelos países membros e estes pelos respectivos contribuintes. Não se tratará de um “Orient Express da alegria”?

Impressionante. No site do IBGE os números são oficiais: Em Salvador cada dia registra uma média anual de 13 homicídios. Em 5 anos, este número aumentou em 60%, enquanto estaria em regressão no Rio de Janeiro. A nível mundial, o Brasil continua liderando o ranking em números absolutos. Se a referência for o número por 100 mil habitantes, fica em sexta posição. O campeão mundial da violência sendo El Salvador.

Sem querer levar mais sangue ao moinho da violência na TV, não resta dúvida que a transmissão ao vivo dos tiros a queima-roupa disparados pelos sete PMS paraenses contra um adolescente desarmado são de uma crueldade inconcebível. E pior: depois de balear o garoto com vários tiros ainda discutiram para escolher o hospital mais distante. Assim teria todo tempo para morrer. O problema é que a vítima não morreu. Estes bandidos merecem vinte anos de prisão sem atenuantes.

Não sei qual foi o impacto da campanha “Hora do planeta” no centro histórico de Salvador. A Casa-Museu Solar Santo Antônio participou e ficou sem luz durante uma hora, exceto um fluorescente no fundo do jardim por medida de segurança. Para quem observou a rua entre as 20:30 e 21:30 pode constatar que todas as casa ficaram fartamente iluminadas.

“Esquenta!” um dos melhores programas da televisão brasileira teve vida curta, mas não podia ser de outra maneira, sob risco de esgotar a espontaneidade e o efeito de surpresa.

Em contrapartida, o Domingo do Faustão esbanjou a costumeira vulgaridade, desta vez nas asas de um prêmio dos melhores do ano (da Globo, evidente!). O apresentador com um smoking de maitre de churrascaria. A bela Ivete Sangalo não podia deixar de mergulhar fundo na grosseria. Já é de praxe. Diálogo: “Ivete, você vai ter mais um menino? – Ainda não sei... Gosto muito de ter filhos, mais ainda de fazê-los...”. Custou a entender? Ela ganhou um troféu. Por mera coincidência, a Claudia Leittttte estava viajando. Acredite quem quiser.

Mas afinal, qual foi a razão do Lula recusar o almoço em Brasília com Barak Obama? Será que teve medo de ficar em posição desconfortável em relação ao Fernando Henrique Cardoso? Já sabemos que sentar ao lado do cassado Fernando Collor em nada iria constranger o ex-metalúrgico. Afinal o alagoano não teve a honra de ser convidado pelo Lula no avião presidencial? Já o FHC, reputado sociólogo, seria um interlocutor perigoso... Dificilmente saberemos a verdade...

Com todo o respeito: quando o Vaticano vai eleger um papa que não esteja beirando o mais absoluto gatismo? Não existe um Obama entre os arcebispos? Ao assistir Bento VI falar desta sua janela, a gente lamenta não haver aposentadoria para os papas. Por muito santo que seja, o tudesco transmite uma impressão constrangedora de velhice totalmente fora da dinâmica contemporânea. E seria bom também elegerem algum clone de Dom Helder Câmara. É deste tipo de sacerdote que a Igreja católica precisa!

Parece piada! Um carro em exposição no Aeroporto Internacional de Salvador foi multado duas vezes por um agente da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), na última segunda-feira (21). Conforme as notificações, o veículo estava sem placa e parado em local proibido. De acordo com a TV Itapoan, o agente de trânsito chegou a chamar o reboque para que o automóvel fosse retirado do local.
Fonte: www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2011/03/23/89731,transalvador-multa-carro-em-exposicao.html

Uma das revistas mais tradicionais e respeitadas do mundo, a National Geographic, listou os 19 hotéis mais autênticos do Brasil, três deles localizados em território baiano - a Pousada Mangabeira, na Ilha de Boipeba, o Uxua, na localidade de Trancoso, e o Hotel Villa Bahia, em Salvador. Do Nordeste, região que teve cinco locais citados na reportagem, a Bahia foi o estado com mais hotéis classificados. A Pousada Mangabeira valoriza o meio ambiente, sem interferir no ecossistema local. O Hotel Villa Bahia, no Pelourinho, foi instalado em um prédio antigo, com apartamentos personalizados. O Uxua mantém detalhes rústicos, destacando aspectos da cultura indígena no mobiliário. Isto é: apesar da incompetência do governo e da prefeitura!

No domingo 27, uma longa procissão mobilizou cem mil católicos da igreja da Conceição da Praia até a igreja do Bonfim participando o novo arcebispo que, espero, não compactue tanto com o poder econômico como fez seu predecessor. No final da tarde, cem mil adeptos de outro tipo de religião ocuparam a Praça Cairu para adorar Ivete Sangalo, rainha da “Espontaneidade” que outros afirmam ser simples ordinarice. As duas multidões tiveram em comum a mediocridade das músicas. Se de um lado ficamos com saudade de Caymmi, João Bosco, Tom Jobim e Moraes Moreira, do outro lado melhor esquecer que Palestrina, Mozart e Haydn algum dia existiram. E do lado evangélico, as musiquetas também banham em mediocridade e pieguice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails