quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A IMPRENSA BAIANA REFÉM DOS LOBISTAS!

A quem interessa enfraquecer o jornal A Tarde?  Essa pergunta não saía de minha cabeça ao ler o noticiário dos blogs de Salvador em relação ao movimento que ocorreu  entre os jornalistas do conceituado diário, em função da demissão do repórter Aguirre Peixoto.

Ora, qualquer movimento em defesa dos interesses dos jornalistas, tão perseguidos Brasil afora, é bem vindo, mas essa defesa não deveria sobrepor-se  à necessidade de preservar um jornal que há cem anos vem participando da vida dos baianos.

Defender o interesse dos nossos jornalistas  é ponto pacífico, mas fazer isso atacando a credibilidade de um dos mais tradicionais órgãos de imprensa no Brasil é um erro. É um erro porque prejudica os próprios jornalistas, afinal, a Bahia já viu tantos jornais fecharem suas portas, e enfraquecer mais um  é enfraquecer  a imprensa baiana e fazer encolher o mercado de trabalho dos próprios jornalistas.

É um erro porque o jornal A Tarde sempre foi uma trincheira em defesa da liberdade de imprensa e em defesa da Bahia. E a Associação Baiana de Imprensa, na qualidade de orgão de defesa, não apenas dos jornalistas, mas da imprensa livre na Bahia, deve atuar, como parece ser sua intenção, no sentido de mediar o conflito, jamais de estimulá-lo.

Os jornalistas de A Tarde devem se posicionar como classe organizada e participante em defesa dos seus interesses e a direção do jornal deve estar sempre disposta a negociar, mas isso deve ser feito de forma racional e não sensacionalista. O jornal A Tarde é, e a Bahia quer que continue sendo, um patrimônio dos baianos e dos jornalistas.    

Armando Avena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails